quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Flores são sempre belas, são eternas flores
Catanduva_SP

Pelos lugares por onde passo, lugares que caminho, lugares que visito, presto uma atenção imensa nos detalhes da natureza.
Aprecio cada um, com a sua especificidade. Procuro ver a beleza e o encanto em cada arranjo natural e artificial. Gosto de apreciar a arte feita pelas mãos das pessoas que usam sua criatividade e demais técnicas para deixar uma essência diferente, para leitura do próximo.
A leitura que as pessoas fazem para alguma coisa, sempre remete um significado.  Como leitores de mundo, damos significado a tudo que está ao nosso redor. E esse significado avalia o nosso sentimento.
E nestes caminhos por mim trilhados, estive presente junto com dois floristas moradores da cidade de Catanduva, que realizaram um trabalho espetacular, maravilhoso e com detalhes minuciosos nos arranjos florais da festa, a qual participei.
Gostaria de compartilhar neste espaço floral, os maravilhosos conjuntos de flores, nas suas diferentes espécies, cores e aromas.
Boa terapia!
Bons momentos!
Bons fluidos!































 

abraços
Simone
Reunião da ABO
Dia: 30 de setembro
Local: Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim -  Campinas/SP
Horário:
8h30min – Abertura do livro de presença
9h – Início e apresentação de novos participantes
       -como foi o mês da ABO
      – Visita do Prof. Dr. Lee Tseng Seng Gerald  – da Universidade Federal de São Carlos
       - Aprovação do Projeto da ABO para formar um Centro de Reprodução Orgânica de Orquídeas Brasileiras em Hortolândia, SP, pela Prefeitura.

IMPORTANTE: Quando for liberada a sala no Parque Socioambiental Dorothy Stang, dará início a montagem do laboratório simples para a reprodução das orquídeas.  Esperamos a colaboração de todos que quiserem doar LIVROS, revistas,  etc, para formar nossa tão sonhada BIBLIOTECA.

10h- Prática: repiques entre frascos de cultivo orgânico
     -  ABO-mirim preparando potes coletivos orgânicos

11h -  Hora do plantio de orquídeas nativas floridas e polinizadas nas árvores

12h -  Encerramento e almoço no restaurante “Seo Rosa”(os que forem participar devem fazer adesão durante a reunião – R$ 50,00) 

Próxima reunião: 28 de outubro
Veja a página da ABO no facebook

Abraços,
Simone

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PROJETO PARA HORTOLÂNDIA – SP

“CENTRO DE REPRODUÇÃO ORGÂNICA DE ORQUÍDEAS BRASILEIRAS“


Através do contato com a Engenheira Agrônoma ALYNNE SANTANA, do Parque Socioambiental Dorothy Stang, de Hortolândia, SP, foi proposta a montagem de um Centro de Reprodução Orgânica de Orquídeas
Brasileiras em parceria com a ABO. 

Este Centro terá a função de fazer reprodução em grande escala das orquídeas nativas brasileiras, em especial, as que já são consideradas extintas ou em vias de extinção.
A ABO realizou o Protocolo na Prefeitura da cidade, um antiprojeto com os requisitos mínimos para dar início à montagem do centro e elaborou os itens abaixo, como primeiro passo para viabilizar a proposta.

1 – Formar uma coleção de orquídeas matrizes para banco de germoplasma,
2 – Equipar os viveiros existentes com irrigação automática,
3 - Montar um laboratório para reprodução com equipamentos simples,
4 – Montar uma sala de aulas com equipamentos de audiovisual,
5 – Formar uma biblioteca com livros nacionais e importados e diversos periódicos,
6 - Adquirir todos os equipamentos e materiais utilizados no laboratório,
7 – Iniciar a reprodução em grande escala das orquídeas nativas já existentes,
8 – Organizar cursos diversos de reprodução e cultivo orgânico de orquídeas.

Todas as pessoas que desejarem colaborar, doando materiais, orquídeas nativas, livros, revistas ou equipamentos, deverão entrar em contato com a ABO.

A ABO está aguardando a resposta da Prefeitura para dar início às atividades naquele local público e manter contato com pessoas que se interessam em colaborar para a realização deste projeto.

Os contatos poderão ser feitos pelos endereços abaixo:


             darly.machado@ig.com.br

             leonicepreto@gmail.com

Abraços
Simone

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Orquídeas espalhadas pelo Bairro - Valinhos S/P
Caminhar para exercitar é algo que gosto muito de fazer. Renova as energias, os pensamentos, e revigora os músculos do corpo. E faço isso com determinação e carinho.
E lógico, observo as flores, as árvores, os novos brotinhos, as diferentes espécies. E em uma dessas caminhadas, deparei com as diversas orquídeas amarradas nos troncos das árvores do bairro. E como uma apaixonada pelas espécies, fiz todo o caminho de volta, fotografando as preciosidades.
As árvores não sofrem com as orquídeas epífitas. São plantas que não enraízam, mas se fixam a troncos e outras estruturas. E não sugam a seiva das árvores. Elas representam mais de 90% de todas as espécies de orquídeas. Algumas podem ainda ser terrestres, ou mesmo rupículas (de crescimento em cima de pedras). E lógico, gostam de luz e regas moderadas, numa maneira geral.
Para os meus olhos e minha alma foi muito bom deparar com esse espetáculo da natureza.
Fica uma dica para as pessoas que preferem cultivar as orquídeas amarradas em árvores: Observe as diferentes qualidades e veja o quanto elas gostam do habitat. E além de tudo, embeleza o local e encanta os olhos de quem as contempla.














Ah, não posso deixar de mostrar o MARAVILHOSO  pôr do sol, no final de tarde, após a caminhada!

Obrigada Meu Deus! E tudo de graça!

Abraços,

Simone

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Festival de Orquídeas em Jundiaí - SP

Segue uma excelente dica para os apaixonados por Orquídeas.


abraços,

Simone


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Planta Ovo
Quando visitei a Expoflora – Holambra, comprei a planta ovo! Uma planta ornamental!
Ela é espetacular!
Parece realmente que brota ovos dos seus galhos. Não tem quem não admira!





Lógico, que quando cheguei em casa, fui pesquisar para saber mais sobre essa espécie. E além do mais, quero tentar fazer mudas!
Seu nome, na verdade, é Solanum ovigerum. Produz frutos semelhantes à ovos de galinha. E ficam na planta por vários dias. Mudam de cor, quando amadurece, passando a ficar nas cores creme, amarelo ou laranja. Seus frutos não são comestíveis.
As flores que antecedem aos frutos são arroxeadas. Seu nome popular é berinjela ovo. Ela é da família do jiló. Originária do Japão.
Segue a ficha técnica:
NOME CIENTÍFICO: Solanum ovigerum.

NOME POPULAR: Planta-ovo.

Nota: Por causa de seu fruto, este híbrido, apesar de sua semelhança com uma berinjela, não é comestível. Existe a Solanum melongela, que também é conhecida como planta-ovo, e é uma berinjela comestível.

FAMÍLIA: Solanaceae.

CICLO DE VIDA: Bastante curto, apenas alguns meses.

Nota: Depois de dar frutos a planta não volta a frutificar. Retire as sementes e faça novas mudas.

ORIGEM: Japão.

FOLHAS: De coloração verde e onduladas nas bordas.
Abraços
Simo