quinta-feira, 21 de março de 2013

Orquídea Chocolate – Oncidium Sharry Baby
Ganhei uma orquídea com aroma de chocolate. Inacreditável como o cheirinho é semelhante. Que delícia! Um belo presente para a Páscoa, não é?
                                                   Seu nome é Oncidium Sharry Baby.


No Brasil temos aproximadamente 100 espécies de orquídeas Oncidium. A maioria delas é epífita, ou seja, vive fixada nas árvores. Seu cultivo é comum em vasos de barro, sempre com ótima drenagem. Nas placas de peroba é excelente também, porém com água abundante o ano todo.
As flores da Oncidium são pequenas, delicadas e algumas são perfumadas. E duram de uma semana a 40 dias. As cores são lindas e variam entre o amarelo, branco, castanho, róseo.
A floração varia de espécie para espécie.
O cultivo da Oncidium é fácil. Importante ter uma boa circulação de ar, luminosidade mediana, umidade de ar adequada e substrato molhado. Se for cultivada em locais de pouca ventilação, as plantas podem ser atacadas por fungos e bactérias. Toda cautela é bem vinda.
A adubação pode ser do tipo foliar. Lembre-se que adubo em excesso pode queimar as folhas. O ideal é aplicar o adubo quando for regar a planta, diluindo-o em uma quantidade 7 vezes maior de água.
Como indicado para todas as orquídeas, a rega deve ser feita ao entardecer. Se a planta estiver num vaso de barro, deve-se controlar a rega, principalmente se ele estiver com musgo, pois o mesmo retém umidade.
Já as orquídeas Oncidium que estiverem fixadas em troncos e árvores devem ter as regas diárias. Elas intensificam o seu crescimento.
As orquídeas dessa espécie podem ser divididas, mas alguns orquidólogos preferem não realizar essa divisão, pois acham o efeito visual mais bonito de uma planta adulta com várias frentes.
Importante lembrar, que a orquídea chocolate é da mesma espécie que a chuva de ouro (nomes populares). Ambas são da espécie Oncidium.
Segue a ficha técnica da  Oncidium Sharry Baby
Conhecida como orquídea Chocolate. Flores marrons avermelhadas com labelo branco de tamanho pequeno em uma haste comprida. Folhas podem apresentar pintas nas pontas. Planta de crescimento vigoroso.
Cruzamento entre Oncidium Jamie Sutton com Oncidium Honolulu
Registrado em 1983 por Beall
Meristema
Tamanho da planta: 6” pol. ou BS (Bloming Size) = Adulta ou floração em 1 ano.
Clima: Intermediário - 10°c à 18°c
Epífita.
Luminosidade: 50% sombreamento
Tamanho da planta: Grande (acima de 30 cm.)
Flor de tamanho pequeno (até 5 cm. diâmetro)
Floração: Outono
Haste Floral: Cacho Pendente, multifloral
Perfumada com perfume forte de baunilha. Conhecida como orquídea chocolate.
Duração da floração de até 45 dias
Substrato: Sphagnum, Substrato Misto (Fibra de côco, pínus e carvão)
Vaso: Plástico, barro, caixeta, placas.
Umidade/Regas: Constantes - Plantas com necessidades de umidade constante.
Abraços
Simone
Para saber mais: http://cynthiablanco.blogspot.com.br/p/cultivo-de-oncidium.html. Acesso em 20 março 2013

quarta-feira, 20 de março de 2013

Limpeza nas folhas das orquídeas
Hoje, no meu trabalho, deparei-me com uma situação gratificante para a minha vida.
A pedido da minha gerência, arrumei algumas orquídeas dentro dos cachepôs. As plantas vieram direto da floricultura e fui escolhida para arrumá-las e ajeitá-las. Foi um excelente presente. Fiquei lisonjeada.
E como tudo o que faço, é com amor, tirei os plásticos das orquídeas, observei as suas flores, suas folhas e seu aroma. Junto de mim estava Ana Paula, um doce de menina, que trabalha conosco. Falamos brevemente sobre as orquídeas e rapidamente ensinei alguns cuidados básicos para cuidar dessas preciosidades.
E esses cuidados quero compartilhar com vocês...
As orquídeas também precisam de limpeza, aliás, as plantas que ficam dentro de casa. Nos jardins descobertos, as chuvas garantem a limpeza e a rega, mas dentro de casa esses cuidados precisam ser direcionados por nós mesmos, os cuidadores das espécies.
A poeira invade os mais escondidinhos cantos da nossa casa e as folhas das plantas também ficam com o acúmulo de poeira, o que pode atrair fungos e bichinhos diversos. Além disso, as plantas, com suas folhas sujas, não respiram direito.
Os cuidadores de orquídeas têm sempre em casa o borrifador de água. Ele é ideal para borrifar água nas folhas menores e mais moles e eliminar as sujeiras existentes. Nas folhas maiores e firmes é melhor usar uma gaze úmida. Alguns paisagistas usam a mistura de água e sabão, mas isso eu gosto de fazer quando há fungos. No caso de limpeza, um paninho limpinho e sempre enxaguado e torcido faz um bom trabalho de limpeza nas folhas.
Outra sugestão é diluir três partes de água com uma de álcool e passar nas folhas. Sempre com muito cuidado.
Há também os óleos vegetais específicos para deixar as folhas brilhantes, mas o melhor é que sejam aplicados depois da limpeza com água.
Água com sabão de coco é muito bom também, segundo os paisagistas. Faça um espuma leve com um pouquinho de sabão e agua e aplique sobre as folhas. Enxague com o borrifador ou tire delicadamente com um pano macio e úmido.
Fungicida e herbicida devem ser utilizados somente em casos de praga ou doenças nas planta e não para limpeza.
Vocês gostaram das dicas?
Abraços,
Simone

segunda-feira, 18 de março de 2013

Falando de orquídeas
As orquídeas são lindas. E fáceis de serem cultivadas, tendo alguns cuidados e atenção que são indispensáveis para o seu crescimento saudável.
A maioria delas é epífita, ou seja, crescem sobre outra planta ou local, sem parasitá-las. Usa o local como hospedeira, como apoio, para ficarem mais bem posicionadas e receberem mais luz solar. Isso para a sua sustentação. Ela absorve água e cascas de planta morta que se grudam a sua raiz, porém nunca suga nada da seiva da planta hospedeira, deixando-a fraca, como dizem muitas pessoas.
Há em média mais de trinta mil espécies, que podem se cruzar entre si, formando outras. Desta forma, há grande variação de formato, tamanho, cor de suas flores.
É uma planta forte e resistente, que habita praticamente os cinco continentes.
De um modo geral, sua floração ocorre uma vez ao ano na maioria das espécies.  Mas existem orquídeas que costumam florescer mais que uma vez ao ano, como o caso da Vandas.
Quero cuidar de orquídeas? Como?
É sempre importante perguntar ao vendedor das espécies que você pretende adquirir, se a planta tem alguma característica especial.
Lembre-se também de comprar orquídeas de vendedores qualificados, pois a extração direta da natureza causa danos irreparáveis e coloca algumas espécies em extinção.
Vamos lá...
1.       Evite plantar sua orquídea direta na terra. Acúmulo de líquido sufoca e mata a planta. Elas adoecem e criam fungos.  Procure comprar em floriculturas as madeiras e substratos adequados para seu cultivo. Pode-se usar uma árvore para ser a hospedeira.
2.       Mesmo resistente, a planta sofre agressões no transplante para um novo local. Mas ela se recupera facilmente. Procure não fazer isso quando a orquídea estiver com flores.
3.       O adubo é algo importante quando ela estiver em fase de crescimento. E há outros adubos indicados, que os especialistas indicam. Mas nunca utilizá-los durante o sol direto na planta. Faça a adubação pela manhãzinha ou a tardezinha.
4.       Aguar é sempre importante, mas nunca encharcada. As raizes devem estar arejadas para não criar fungos.
5.       Orquídeas amam lugares de boa iluminação. Mas nunca sol direto. O sol excessivo queima suas folhas, deixando-as amareladas. E a falta de iluminação deixa a orquídea com um tom na folha, muito escuro e não há floração.
6.       Coloque os nomes das suas orquídeas nos vasos, usando a plaquinha de identificação. Procure marcar numa agendinha os meses de floração, para melhor acompanhamento das espécies.
7.       Observar se as folhas não ficam enrrugadinhas. É um sinal de falta de água. O bom é usar um borrifador e aguar a cada dois ou três dias na semana.
8.       Quando as orquídeas estão fixadas em troncos, borrifar água mais vezes, na semana.
Não há segredo para o cultivo dessas maravilhosas orquídeas. Deve-se observar, amar e cuidar com carinho. Acompanhar seu crescimento e estudar sobre as espécies é algo muito bom, que serve de terapia para a vida de quem ama a natureza.
"Olho de Boneca"- fixada no tronco da árvore - Holambra /SP

Orquídeas fíxadas no tronco do coqueiro- Campinas SP

Abraços,
Simone


quinta-feira, 14 de março de 2013

Orquídeas do Consultório da Dra. Vera – Vinhedo SP
O consultório da Dra. Vera Andiara estava muito lindo essa semana.
Há uma orquídea da espécie Dendrobium phalaenopsis, que está enfeitando o local, com sua exuberância e formosidade.
Dra. Vera, sempre gentil, compartilhou as imagens. Como fez com as imagens da linda orquídea, que publiquei neste blog, no dia 2 agosto de 2012.
Ela trouxe a planta direto do orquidário de sua mãe. Florida e graciosa. Parece até a obra pintada na tela que está alocada na parede do consultório.


Vamos aprender  um pouquinho dessa espécie?
Importante lembrar que essa espécie é cultivada em vasos e como flor de corte. Faz parte dos grupos dos dendróbios de folhas persistentes, mas  devem ser mantidos em temperatura quente. Gostam de luz intensa, mas crescem em condições de pouca luz.
A água deve ser abundante quando a floração começa e diminuída outra vez durante o aparecimento de novos brotos. Usar o borrifador durante esses períodos de racionamento da água é essencial.
Quando ao substrato pode ser utilizado o mesmo que outras epífitas, como as cascas de árvores, carvão vegetal e fibras de coco. Sua multiplicação se dá por divisão da planta, preservando até 3 pseudobulbos para cada muda, com rizoma e raízes.
Segue abaixo a ficha técnica da orquídea.
·         Nome Científico: Dendrobium phalaenopsis
·         Nomes Populares: Dendróbio-falenópsis, Dendróbio-compacto, Denfal, Denfale, Olho-de-boneca
·         Família: Orchidaceae
·         Categoria: Flores Perenes, Orquídeas
·         Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
·         Origem: Austrália, Oceania
·         Altura: 0.1 a 0.3 metros, 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros
·         Luminosidade: Meia Sombra
·         Ciclo de Vida: Perene

Obrigada Dra. Vera.
Abraços,
Simone

terça-feira, 12 de março de 2013

Orquídeas no embelezamento do lar doce lar
Quando se tem um orquidário e fica diariamente junto dele, é possível acompanhar de perto todas as etapas que as plantas passam. Quando chega o momento da floração das orquídeas é possível analisar todas essas etapas e acompanhar sistematicamente sua evolução.
Quando eu viajo e fico alguns dias fora, deixo minhas orquídeas aos cuidados da família. Sinto a diferença quando volto e as contemplo. Vejo que as mudanças ocorrem diariamente. Impressionante!
No momento que escolhemos o trabalho de cultivar plantas, devemos ter plena consciência que elas exigem cuidados e acompanhamento. Isso é uma terapia na minha vida!
E quando elas florescem, queremos contemplá-las. E deixá-las pertinho enfeitando os espaços que gostamos.
Minha amiga Ivanira tem um orquidário lindo, no sítio que possui. Já falei desse belo espaço, aqui no blog. Localiza-se na cidade de Pedreira/SP. São variadas espécies, aromas e cores que se misturam dentro do recanto.
E na sua casa, em outra cidade, ela fez um espaço aconchegante, para deixar expostas as orquídeas floridas. Elas são cultivadas no sítio e enfeitam o local admirável, na grande cidade. Não é demais?
Ivanira compartilhou suas fotos, para que possamos também adornar o nosso olhar, com as cores, com a beleza e com o amor que ela dedica para essas espécies.



Obrigada querida amiga.
Abraços,
Simone

sexta-feira, 8 de março de 2013

quinta-feira, 7 de março de 2013

101ª Exposição de Orquídeas em Curitiba
Curitiba prestigia com alegria a Exposição de Orquídeas!

abraços,
Simone


quarta-feira, 6 de março de 2013

Doenças e pragas nos orquidários
Como combatê-las?
Tenho recebido algumas dúvidas sobre como combater pragas e fungos das orquídeas.
Através de pesquisa, estudo e pela própria experiência, compartilho um texto interessante e riquíssimo em informações.
Bom estudo!
Doenças e pragas
Em geral, as medidas preventivas são sempre mais baratas do que as curativas. Assim, as primeiras providências são:
·         Manter telhados, sombrites e estufas completamente limpos, tanto em relação ao meio ambiente, quanto às plantas;
·         Evite ter nesses locais outras plantas ornamentais de pequeno ou médio porte, árvores ou arbustos. Eles são hospedeiros e futuros vetores para a transmissão de doenças e pragas;
·         Também é aconselhável a limpeza em volta dos telhados. Orifícios, desníveis no solo, acúmulo de lixo, buracos na parede, pilhas de vasos velhos, xaxim usado, todas essas coisas servem de abrigo para insetos e como depósitos de esporos de fungos;
·         Para limpar pode-se usar: rastelos, que retiram o resto da matéria orgânica em geral, e as vassouras, que completa o trabalho (que deverá ser semanal ou, na medida do bom senso, toda vez que for necessário);
·         As bancadas devem ser limpas com escovas, água e sabão, fazendo-se inicialmente uma lavagem geral.
 Tomados esses cuidados iniciais com relação à prevenção contra fungos e insetos. Devemos dar atenção às plantas, pulverize-as, menos no inverno, num intervalo de 60 a 90 dias com inseticidas e fungicidas. Muito cuidado com esses produtos. Peça orientação para os especilistas.

Pragas

Percevejo das orquídeas” - Thentecoris bicolor Scott

Considerado o “inimigo n° 1” das orquídeas, tal o estrago que causa às plantas. Além da anemia causada pela sucção da seiva, suas picadas podem transmitir vírus.
Ele ataca principalmente folhas mais novas das Cattleyas, Epidendruns, Laelias e Sophronitis, quando aparecem pequenas manchas arredondadas, de cor amarela, que contrasta com a cor verde das partes não tingidas.
Eles andam em bandos, atacando à noite. Durante o dia, podemos notá-los quando, a qualquer movimento, fogem para a parte inferior das plantas.
COMBATE: com um bom inseticida podemos erradicá-los com sucesso.

Pulgões

Insetos ápteros e alados.
Os pulgões são pequenos insetos alados, que têm extraordinária capacidade de reprodução e sugam a seiva das plantas.
Podem ser de colorido verde, amarelo, pardo ou negro.
Sua infestação pode proporcionar danos e deformações nos brotos e folhas.
Geralmente são levados para as plantas pelas formigas.
COMBATE: Inseticidas líquidos ou em pó combate-os com eficácia.

Cochonilhas - Colônia de pequenos insetos de cor branca ou parda

Entre as cochonilhas são assinaladas dezenas de espécie – todas sugadoras que causam enormes estragos às plantas.
COMBATE: Pequenos ataques podem ser erradicados com a larva da planta, principalmente na parte atacada, com água corrente e sabão neutro, usando-se uma escova dental macia. Quando o ataque for maior, devemos usar inseticida misturado a óleo miscível.

Vespinha Negra” - Eurytoma orchidearum (West.)

Ataca os brotos e pseudobulbos novos, provocando deformações nas bases e morte das partes atacadas. 
Esses brotos apresentam deformações (inchaços), no interior dos quais evoluem as larvas da Vespinha Negra.
COMBATE: Inseticida sistêmico que penetra na seiva da planta. Podemos também combatê-las colocando uma bacia com água e óleo no meio das plantas atacadas e ascendendo uma lâmpada sobre essa bacia. Durante a noite as vespinhas voam e caem dentro da água.

Lesmas e Caracóis
Nossas orquídeas e plantas são atacadas por esses moluscos, principalmente nos botões florais e na ponta das raízes, causando-lhes enormes prejuízos.
COMBATE: Usar mata-lesmas sempre em ambiente secos. Usando-se iscas noturnas de fatias de mandioca ou chuchu, folhas de alface, farelinho misturado com arseniato.

DOENÇAS

Fungos
Diversos gêneros, sendo o mais freqüente o Gloesporium.
As doenças de fungos apresentam certas características comuns. Inicialmente, formam-se manchas circulares compostas por vários anéis avermelhados. A seguir, aparecem manchas acastanhadas com pequenos corpúsculos pretos contendo esporos de disseminação.
COMBATE: Com um bom fungicida e, nos casos mais graves, com fungicida sistêmico.
“Hemileia” - Ferrugem
Causa grandes estragos nas folhas dos Oncidiuns e das Miltônias. Produz manchas oleosas e amareladas cobertas por um verdadeiro feltro amarelo, lembrando a ferrugem.
COMBATE: Aplicar um bom fungicida ou calda bordaleza.

Podridão Negra
Ataca principalmente plantas dos gêneros Cattleya, Laelia e seus híbridos. Aparece no inverno e em épocas úmidas.
Seu ataque começa pelo rizoma, passando depois para os pseudobulbos e folhas com incrível rapidez. Transforma essas partes da planta numa massa pardacenta e de odor desagradável.
COMBATE: Isolar a planta totalmente. Pulverizar o local onde se encontrava a planta e todo o recinto. Cortar com uma tesoura flambada a parte atacada. Queimar a parte atacada, bem como todo o substrato e o vaso onde estava a planta. Parar totalmente as regas. Fazer a imersão da planta numa solução de hipoclorito de cálcio e um fungicida sistêmico por uma hora. Pendurar a planta num varal, à sombra, para que seque totalmente. Observe se o mal foi totalmente debelado.
Podemos usar também, sobre a planta já limpa, uma camada de canela em pó. Repetindo a dose sobre a planta e substrato alguns dias após o seu replante.

SPRAY DOMÉSTICO A BASE DE ÁGUA - ÓLEO DE NIM
Para combater pulgões e cochonilhas, pode –se também usar spray doméstico, tipo mata mosca, baratas, etc, feito à base de água e não querosene. Uma boa opção é de usar o óleo da semente de Nim que atua como inseticida e fungicida.

Fonte de pesquisa: http://www.aorquidea.com.br/arq08.html texto adaptado. Acesso em 2 março de 2013
 abraços,
Simone
37ª Exposição de Orquídeas em Pernambuco - PE
Que maravilha!
Pernambuco nos prestigia com uma Exposição de Orquídeas...
abraços
Simone
VI Exposição Estadual de Orquídeas da SOD 
Sociedade Orquidófila Diamantinese – Diamantina MG

Diamantina, em Minas Gerais, vai prestigiar sua VI Exposição Estadual de Orquídeas da SOD de 08 a 10 de março de 2013.



abraços

Simone

terça-feira, 5 de março de 2013

8ª Exposição de Orquídeas em Contagem MG
Contagem, em Minas Gerais, vai prestigiar sua 8ª Exposição de orquídeas, que ocorrerá nos dias 08, 09 e 10 de março de 2013.
Segue o folder com as informações.

abraços
Simone

segunda-feira, 4 de março de 2013

Orquidários Profissionais no Brasil - Região Sudeste

 Neste nosso maravilhoso espaço floral, colocarei os endereços dos orquidários do Brasil, divididos pelas regiões brasileiras.
Começarei pela Região sudeste do Brasil.
Caso você tenha um orquidário e não saiu na lista a seguir, me escreva que acrescentarei as informações.

Estado de Minas Gerais


Orquidário Warneri Ltda. – Tibério / Olga
Rua Vicentina de Souza, 469-A – Fone: (0**31) 3461-0860
E-mail –
warnerii@bol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
31030-240 – Belo Horizonte - MG

Orquidário Aparecida - Jair Teodoro dos Santos
Rua Aparecida, 946 – Centro
Fone –
(35) 3551-6681
37800-000 Guaxupé – MG

Orquidário Primavera – Darlan Aluísio Pires
Alameda Ipê Amarelo, 751 – Caixa Postal, 03 – Fone: (0**31) 3535-1280 / 3535-2409
Celular 9970-2691 – Fax: (0**31) 3535-2409 / 9993-7585 Jucelene
35670-000 – Mateus Leme

Flores do Lago Ltda. – Suzana
Sítio Moacir Novaes – Caixa Postal, 057 - Fone: (0**34) 3825-7744 ou Celular 9975 – 5131
E-mail –
hc.mg@terra.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
38700-970 – Patos de Minas

Estado de São Paulo

Orquidário da Prata
Rod. Adhemar de Barros, Km 242
Fone –(19) 3642-1649
Home-page - www.orquidariodaprata.com.br
Endereço de correspondência - Caixa Postal – 12
13890-000 Águas da Prata - SP

Orquidário Recanto
Fone: (0**19) 3566-8224
Home-page – www.orquidariorecanto.com.br
e-mail – orquidariorecanto@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Central de vendas – (16) 3368-5344
Endereço de correspondência - Caixa Postal, 18
13550-970 Analândia

Davi Orquídeas
Rua Imaculada Conceição, 3645 – Santa Angelina.
Fone – (0**16) 3335-8828 Davi
14802-136 Araraquara

Chácara Bela Vista
Caixa Postal, 280 – Fone: (0**1 3235-3335 / 3324-8361 – (Orquidário)
Fone: (0**1 324-4019 (Res. Antonio Schimidt)
e Mail – belavist@bvorchids.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. - Home Page – www.bvorchids.com.br
19800-000 – Assis

Jaimi ou Vanda Rodrigues
Av. Djanira Magalhães Gomes, 57
Fone: (0**14) 3554-3127 – 9792-1640
16500-000 – Cafelândia

Flora Orquiborsi
Rua João Dártora, 569 – Jd. São Francisco Fone: (11) 4442-2183 – Cel. (11) 9617-7437
E-mail: flora@orquiborsi.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
www.orquiborsi.com.br
07700-000 - Caieiras - SP

Eloísa Vaz Mano Camargo – ( Francisco)
Rua João Vaz, 904
Fone: (0**19) 3491-1691
13360-000 – Capivari

Floraviva
Rua Salvador Prata, 471
Bairro – Ricardo César
Fone - (19) 3583-5580 / 9197-1555
13690-000 - Descalvado

Orquidário Continental ( Divanir / Érika )
Caixa Postal, 352 – Fone: (0**15) 3349-8171
18150-970 – Ibiuna

Roberto Tozetto
Rua Arderico Fossen, 100– Jardim Petrópolis
Fone: – (11) 4526-6268 / Fax- (11) 4816-6865
13207-603 – Jundiaí – SP.

Vico Orquideas
Rua Sergio Cardoso, 305 – Jardim Trevo
Fone (11) 4607-0557 res. / (11) 4582-6347 viveiro / 9875-4975 Celular
E-mail – vico@vicoorquideas.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
site www.agrofloravico.com.br
13202-150 – Jundiaí – SP

Orquídeas Tetzner - (Cristovão)
Rua Olavo Bilac, 62- Boa Vista
Fone – (19) 3452-6870 / 9247-2331
e-mail – orquí deas.tetzner@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
13486-123 – Limeira- SP

Vivenda das Orquídeas – ( Maria Eulária )
Estância Paraíso – Bairro – Pires de Baixo
Fone – (19) 3443-7177
Endereço para correspondência:
Av. São Sebastião, 365 – Boa Vista
13486-092 Limeira - SP

Orquidário Juliato
Recanto N. Sra. Das Graças, CP - 2068
Fone: (0**19) 3449-7115 – 8135-3751
e-mail – juliato.orquidea@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
13486-971 Limeira - SP

Orquidário Gianelli
Rua Sebastião Jesuíno, 678 – Chácara São Marcelo
Tel: (19) 3861-7508 res. / (19) 3862-4850 com.
13805-031 Mogi - Mirim

Orchiland (Shunsuke Kuroda)
Caixa Postal, 2609
Fone: (0**11) 8174-3743
E-mail: s.kuroda@terra.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
08780-990 Mogi das Cruzes

Orquidário Duas Nascente
R: Argemiro Guedes de Sene,23 – Lt. 03 Qd. 02
Parque Duas Nascentes
Fone: (19) 3891-1995
Cep: 13840-000 – Mogi Guaçu
E-mail: esqmirim@terra.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Orquídeas Minami (Tsutomu Minami)
Sítio Sulina - Caixa Postal – 45 – B. Pinhal
Fone p/ contanto: (0**15) 3298-1158
18185-000 Pilar do Sul

K.S. Orchids (Reinaldo)
Caixa Postal, 168 – Fone / Fax: (0**12) 3643-1753 / (12) 3648-2947
E-mail – ksorchids@terra.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
12400-970 – Pindamonhangaba

Orquidário Astrea -
Rua Coronel Barbosa, 42 – bairro – S. Judas Tadeu
Fone: (0**19) 9151-0575 André / (0**14) 9704-4564 Lucas
Home-page – www.orquidarioastrea.com.br
e-mail: orquidarioastrea@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
13416-381 - Piracicaba

Orquidário Delantonia – Débora Dela Antonia
Av. Centenário, 1200 – Bairro – São Dimas
Fone: (19) 9203-0728
13416-000 Piracicaba – SP

Orquidário Rioclarense
Av. Saburo Akamine, 620
Fone – (19) 3534-7557
site – www.wenzelorchids.com.br
e-mail – wenzelorchids@uol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
13504-315 Rio Claro – SP

Orquidário Santa Bárbara – Eduardo Dieter Mucke
D’Oeste Av. Cillos, 648 – Fone: (0**19) 3463-8349 / 3405-5332 / 9143-5974
E-Mail mucke@acia.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
13465-100 - Americana – SP.

Kenji Okabe
Sitio Yao – Caixa Postal – 26
Bairro – Renópolis
12450-000 Santo Antonio do Pinhal - SP

Orquidário - Sumio Nakashima
Rua Mathilde Ferrari Marcon, 340 – Demarque
Fone: (11) 4109-8587 / Fax: (11) 4109-6107
E-mail: snaka@terra.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. - home-page - www.orqsaobernardo.com
09840-360 - São Bernado do Campo
Orquidário Vitória Regia – Cláudio Vismara
Av. Dr. Teixeira de Barros, 665 – Vila Prado
Fone – (16) 3378-7326 / 8158-1195 / 9782-4400
13574-020 - São Carlos – SP

Fortaleza Agropecuária
Rua Tiradentes 2137 – Pq Industrial
Fone - (17) 3231-3333 / 9153-7308 e (11) 4931-6251 Henrique
15025-250 São José do Rio Preto - SP

Colibri Orquídeas
http://www.colibriorquideas.com
E-mail: contato@colibriorquideas.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Caixa Postal – 1921
Fone: (11) 4686-1129 res. / (11) 4686-4177 – fax / 9947-2851 cel.
06890-970 – São Lourenço da Serra - SP

Projeto Caapora - José Carlos Cavalin e Artur Noberto Heger
Rua Melo Matos, 42 - Ipiranga
Fone: (0**11) 3216-9838 Cavalin – (0**11) 3273-3840 Arthur
04280-040 – São Paulo

Orquidário Paulista - Shirley Rocha
Rua Moxei, 173 - Lapa
Fone: (0**11) 3611-1107 / (0**11) 8273-7555
Home-page – www.orquidariopaulista.com.br
e-mail – orquidea@orquidariopaulista.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
05068-010 São Paulo - SP

Orquidário Ori - Kenji e Olga Ori
Rua Edson Alves de Oliveira, nº 111 – Rio Bonito
Fone: (0**11) 5667-4270 – Fax - (0**11)5667-2361
e-mail: kenjiori@ig.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
04827-060 São Paulo – SP

Eco Orquídeas – Sergio Gutfreund
Rua Sonazaro, 126 – Jd. Santo Amaro
Fone – (11) 5522-9856
0474-150 São Paulo - SP

Chácara Jaraguá – Makito Okana
Rua Rio Grande da Serra, 1000, Lt. 01 Qd. E
Fone – (11) 3904-1314
E-mail – orquidariojaragua@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Site – www.orquidariojaragua.xpg.com.br
05240-040 - São Paulo

Orquidário da Serra – Salvador Antonio Gorni
Rod. São Pedro Torrinha – Km 02
Fone: (19) 3481-2826 orquidário / (19) 9781-8617 cel.
São Pedro - SP
Endereço p/ correspôndencia:
Caixa Postal, 200
13520-970 São Pedro - SP

Orquídeas de Taubaté – Geraldo Pato
Rua João Miguel, 240 - Fernando Nogueira - Independência
Fone (0**12) 3681-2023
E-mail: orquideasdt@uol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Home- page: www.odt.bio.br
12040-780 – Taubaté

Biorchids Ltda – Gerson A . Calore
2a. Travessa da Estrada do Mursa, 620 - Caixa Postal, 34
Fone (0**11) 4606-3703 / Fax: (11) 4595-1010
E-mail: biorchids@biorchids.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Home- page: www.biorchids.com.br
13220-970 – Várzea Paulista

Estado do Paraná

RF Orquídeas – Rogério Duílio Genari
Sitio RF, 67 – Colônia Figueiredo
Campo Largo – PR
Endereço de correspondência:
Caixa Postal – 571 - Centro
Fone – (41) 9963-8108 / 9962-3043
Site - www.rforquideas.com
e-mail – sac@rforquideas.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
83600-970 - Campo Largo

Orquidário JR – José Roberto Thomal
Travessa São Benedito, 141 – Ahú
Fone: (0**41) 3252-6262 / 9982-9256
e-mail: orquidariojr@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
80540-060 - Curitiba

Orquidário Durigan – Joselio Durigan
Via Vêneto, 2111 – Santa Felicidade
Fone: (41) 9656-7273 / (41) 3372-0072
e-mail: orquidá riodurigan@bol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
82400-020 – Curitiba - PR

Chácara Orquilanda – Mauro Alves Ferreira
Rua Holanda, 1072
Fone: (0**41) 3357-4169 / 9134-6941
e-mail – mauro@chacaraorquilanda.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
home-page - www.chacaraorquilanda.com.br
82540-040 Curitiba

Orquidario Da Tribo – Luciana e Emerson
Rodovia das Cataratas - 5799 - vila Carimã
tel 45 35296025
datribo@orquidariodatribo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
www.orquidariodatribo.com.br
85853-180 Foz do Iguaçu – PR

Orquidario Vale das Orquídeas
Rua Ipacarai, 96 – Vila Paraguaia
Fone – (45) 3573-1971
85864-080 – Foz do Iguaçu – PR

Orquidário Nova Londres – Nelson E. Kumata
Rua Barão de Loreto, 167 – Jd. Petrópolis
Fone – (43) 3341-0204/ (43) 9991-8461
e-mail – nelsonkumata@uol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
86015-550 Londrina - PR

L . Y Orchids – Edson e Kozo
Rua Clarinda de Oliveira, 68
Fone – (44) 3245-3572 / 9109-6228
87160-000 Mandaguaçu - PR

Estado do Rio de Janeiro

Orchidcastle Agrícola Ltda. – Roland
Av. Mal. Emmanuel Marques Porto,1092 – Vale da Cachoeira – Posse
25770-300 – Petrópolis – RJ
Endereço para correspondência:
Caixa Postal – 95310
25770-970 – Posse – Petrópolis - RJ
Fone: (0**24) 2259-2626 / (0**24) 2259-2408
E-mail: rbcooke@compuland.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Orquidário Binot Ltda. (Maurício Verboonen )
Rua Fernandes Vieira, 390 – Retiro - Fone: (0**24) 2248-5665 Fax: (0**24) 2248-5613
25715-440 – Petrópolis - RJ

Orquidário Itaipava
Estrada Sítio do Catobira – Rua F, 109 – Bairro: Itaipava
Fone: (24) 2222-3453 / 9964-1987 cel.
25750-221 – Petrópolis - RJ

Aranda Orquídeas Com. Ltda
Est. João Daudt de Oliveira, s/n – Quebra Frascos
Fone.: (0**24) 2742-0628 / 3641-3015
Fone Rio: (0**21)2240-5609 / 2240-7617
E-Mail- tere@aranda.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Home Page.: www.aranda.com.br
25966-250 - Teresópolis - RJ
Fonte de pesquisa: http://orquidea.base33.net/orquidarios Acesso em 3/3/2013
Abraços
Simone