quarta-feira, 19 de junho de 2013

Estatística do Blog
Maravilhoso saber que pessoas de todo o mundo estão acessando o meu blog e contemplando o espaço floral, deixando uma energia muito boa para todos nós!
Obrigada, de coração!

terça-feira, 18 de junho de 2013

Orquídea Negra
O gênero Maxillaria é uma orquidácea que beira a casa de 700 espécies, nativa da Flórida, nos Estados Unidos, América Central, Brasil e nordeste da Argentina, alcançando as Indias Ocidentais. A maioria das espécies é epífita.
 Algumas espécies deste gênero não toleram perturbações do tipo muda de lugar constante ou manipulação excessiva assim como cortes para mudas. Isso gera um grande estresse à planta.
Assim como as demais espécies, elas apreciam luminosidade média, mas nunca luz solar direta, originalmente vegetando em florestas úmidas, uma boa umidade ambiente é benéfica ao cultivo.
 A Maxillaria schunkeana é uma das espécies do gênero Maxillaria, endêmica das florestas do Espírito Santo, no Brasil. É conhecida como a ORQUÍDEA NEGRA. Mas isso é ilusão de ótica...Sua cor, tida como negra, na realidade é de um vermelho púrpura tão intenso, escuro, que à primeira vista dá a impressão de tratar-se de uma orquídea negra. Sua flor tem apenas um centímetro de diâmetro mais ou menos. Literatura aponta como ideal cultivá-la em esfagno.
Esse tipo de orquídea tem boa adaptação quando plantada em vaso médio, colocando-se no fundo brita para uma boa drenagem, e misturando pedaços pequenos de telha quebrada a pedaços de xaxim. É só mantê-la em local sombreado e não deixá-la sem água por muito tempo. Cuidando bem você terá uma bela surpresa, pois ela floresce mais de uma vez por ano, assim como as espécies Vandas.
Importante prestar atenção na folhagem. Quando muito escuro, denota que apresenta baixa luminosidade e quando amarelada mostra que pega sol diretamente.
Na exposição de Valinhos, fotografei um vaso que tinha uma orquídea negra, muito linda, com flores entre as folhas exuberantes.
Observe as flores da "orquídea negra" entre as folhas
Abraços
Simone

domingo, 16 de junho de 2013

Sucesso da 7ª Exposição Nacional de Orquídeas em Valinhos – junho 2013
Estive presente em dois momentos na Exposição de Orquídeas em Valinhos, que aconteceu neste fim de semana, nos dias 14, 15 e 16 de junho.
Os expositores apresentaram plantas lindas, que enriqueciam o nosso olhar, de deslumbramento.
Apreciei cada flor, com seus detalhes, textura, cor, aroma.
As minhas estavam junto do espaço. Isso abre uma tremenda alegria no coração.
As pessoas caminhavam pelo local, com o olhar fixo nos detalhes, suspirando palavras de admiração. Até mesmo as crianças, que acompanhavam os pais, prestavam atenção na beleza dessas preciosidades.
O espaço para a realização da exposição estava bem organizado pela equipe da Associação dos Orquidófilos de Valinhos. Deixo neste blog os agradecimentos e parabenizo toda a equipe, todos os visitantes e todas as pessoas que prestigiaram esse evento tão especial!
Seguem as imagens das orquídeas e de momentos que marcaram esse fim de semana!





















Expositores na grande roda para a oração de agradecimento
Final da exposição - momento de recolher as orquídeas

Abraços
Simone

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Momentos antes da exposição de orquídeas em Valinhos SP
Um dos momentos que aprecio é àquele que antecede à exposição de orquídeas.
Sempre encontramos as pessoas felizes, dispostas a iniciar uma jornada de trabalho que exige dedicação, amor, carinho, paciência e muita sabedoria.
Neste tipo de evento, encontramos um público que se divide em três blocos: os especialistas, os curiosos e os simpatizantes pelas orquídeas. E com isso, para cada público, é preciso direcionar uma linguagem, que atenda a cada grupo, especificamente. A mensagem necessita ser transmitida, mas é preciso bom senso e cautela para atender a todos, correto?

MInha obra.... Chuva de Ouro fixadas no tronco de cedro

Como o evento começa nesta sexta-feira, dia 14 de junho de 2013. Eu já levei minhas duas plantas para o local. Fui bem recepcionada pela equipe e agradeço esse carinho. Foi muito bom!
Vanda entre outras espécies... observe a beleza das suas raízes

Tronco de cedro com Chuva de Ouro


MInha Vanda

Não estou concorrendo a nada. Apenas levei minhas orquídeas para serem apreciadas. E ainda tive uma pequena aula, sobre as lesminhas que comeram a flor da minha Vanda! Eu observei esse fato ontem à noite!
Ah, antes de levar a minha Vanda para o local de exposição, eu borrifei agua, de modo que as raízes ficaram hidratadas, para não correr o risco de quebrá-las pois estão longas. Eu recebi uma dica muito boa. Dá próxima vez, farei um arranjo com as raízes, de modo que elas não sofram com o deslocamento. Todo cuidado é essencial neste momento.
Amanhã irei fotografar o evento e compartilharei neste espaço.
Estou feliz pelo evento e sei que dará tudo certinho!
Abraços.
Simone

domingo, 9 de junho de 2013

Exposição de Orquídeas em Valinhos (SP)

Vamos prestigiar?
Vou levar minha Vanda e o tronco com as orquideas Chuva de Ouro....


abraços
Simone

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Orquidário de Valinhos (SP)
Imagine um lugar calmo, repleto de beleza natural, com orquídeas exuberantes, saudáveis, vasos de vários tipos, arranjos florais, substratos, adubos e um ótimo atendimento...
Sim, esse local é o Orquidário de Valinhos.
Ele se localiza na Rua Paiquerê, 1610. Valinhos SP - Fones: (19)4117-1827
 “O Orquidário nasceu da paixão que Rafael Floriano por Orquídeas desde sua adolescência. Seu amor pelo mundo das orquídeas atraiu outras pessoas apaixonadas por orquídeas que começaram a consultá-lo e solicitar informações e serviços relativos ao cultivo das plantas. A procura aumentou naturalmente e Rafael se estruturou para atender profissionalmente todos aqueles que amam orquídeas.
O amor por essas plantas maravilhosas se manifesta de várias maneiras:
- Há aqueles que cultivam orquídeas e adoram o cuidado especial e atenção que elas demandam.
- Há também as pessoas que são apaixonadas por ornamentar ambientes com a beleza e esplendor das orquídeas.
- E ainda há aquelas pessoas que adoram presentear e encantar seus queridos com belos arranjos de orquídeas.
Contemple as imagens e faça uma visita ao orquidário.
Exuberância das Vandas
Espécie de Chuva de Ouro
Ideias para paisagismo



Ah, vale lembrar que teremos exposição de orquídeas em Valinhos nos dias 14, 15 e 16 de junho de 2013, Rafael e seu irmão Bruno , do Orquidário Valinhos, estarão presentes, com seus produtos, plantas e serviços.

Abraços.
Simone

domingo, 2 de junho de 2013

Minha orquídea foi atacada por cochonilha. E agora?
Neste fim de semana decidi observar com detalhes as minhas orquídeas. E fui até o meu “recanto das orquídeas” – local onde deixo as orquídeas que estão nos vasos. Um espaço muito gostoso do meu quintal.
E nesta observação, deparei-me com cochonilhas nas folhas de uma espécie de orquídea Cattleya.


Rapidamente tirei a orquídea de perto das outras. Limpei folha por folha com uma solução de água diluída com sabão de pedra. Em seguida, lavei todas as folhas. Não me contive e troquei todo o substrato da planta.
Tirei as demais plantas e esterelizei o local. Procurei observar os detalhes das folhas das demais plantas.
Há diversas formas de Cochonilha, uma das pragas mais prejudiciais às plantas ornamentais. Primeiro surgem pequenas bolinhas brancas que se mantêm estáticas nos caules próximos as folhas. Depois começam a surgir as manchas e planta começa a murchar. Se não for tratada, pode até morrer. Esses insetos fazem grandes estragos, pois sugam a seiva, diminui a capacidade da planta fazer a fotossíntese e atraí formigas. São terríveis!
Imaginem minha angústia quando vivenciei a tragédia que poderia ocorrer com minhas orquídeas.
Primeiro procurei ajuda de especialistas. Entrei em contato com o Orquidário de Hortolândia - interior de SP - onde fui muito bem atendida por Cleonice,  via Facebook. Até então tinha muitas dúvidas quanto a praga que atacava minha planta.
Depois fui pessoalmente até o Orquidário de Valinhos - interior de SP e falei com Bruno. Ele também foi pronto às explicações e me forneceu o inseticida, para matar e prevenir novos ataques.

De acordo com as instruções que recebi, passei em todas as plantas. Devo repetir o processo em 15 dias.
Agora é tomar mais cuidado e ficar atenta.

Abraços
Simone

sábado, 1 de junho de 2013

Orquidário Orgânico de Hortolândia- SP
Uma dica para visita e compras de orquídeas!

abraços

Simone