quinta-feira, 31 de outubro de 2013

 XII Exposição de Orquídeas em VALINHOS SP
 
 
 
Com o apoio da Prefeitura e da Associação dos Orquidófilos, o Lions Clube realiza no Parque Municipal 'Monsenhor Bruno Nardini' a XII Exposição de Orquídeas de Valinhos no próximo fim de semana, dias 9 e 10 de novembro, a partir das 9 horas, com entrada franca.
 
Parte dos valores arrecadados com as vendas será destinada a ações assistenciais do município. A pessoa que quiser participar é só levar suas plantas ao local da exposição no dia 8 de novembro das 9 às 12 horas.
 
É inteiramente grátis e os expositores ainda poderão ter suas orquídeas premiadas.
 
No domingo, dia 10, a partir das 10 horas, a Orquestra de Violas de Valinhos fará uma apresentação especial no local, sob o comando do maestro Robson. É uma excelente oportunidade de conferir e comprar lindas orquídeas e ainda ouvir belas canções.
 
Fonte: http://www.valinhos.sp.gov.br
 
abraços.
Simone

domingo, 27 de outubro de 2013

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Orquídeas fonte de terapia

 
Estou com mais de 20.700 acessos neste espaço floral e quero agradecer e parabenizar às pessoas que visitam meu blog e leem minhas publicações a procura de novidades. Isso mostra o incentivo direto para continuidade do meu trabalho.
Sou uma pessoa apaixonada pela natureza,  principalmente pelas flores.
Observo os detalhes da sua estrutura, das cores que fazem o conjunto das pétalas, a grossura do caule, a fortaleza das raízes... Enfim, enamoro-as como um todo.
Impossível não parar minha atenção num brotinho novo que surge na planta, num bulbo cheio de vida, numa folhinha saudável que nasce.
Cuidar de plantas exige paciência, principalmente as orquídeas, pois elas apreciam lugares arejados, luminosidade indireta,  bons cuidados, sem melindres, mas com muito carinho no seu manuseio. Assim como as demais espécies de plantas.
Cuidar de plantas exige do cuidador uma amizade fiel. Deve-se saber o que esta fazendo. E quando se cultiva orquídeas, esse é o segredo. Cuidar com amor, dedicação e sem pressa. Eu chego a conversar com elas.
As orquídeas sofrem stress quando são manuseadas, no entanto elas se recuperam rapidamente das mudanças que muitas vezes necessitamos fazer junto delas.
O maior exemplo ocorreu nesta semana, onde precisei tirar algumas mudas de “Chuva de ouro”, que estavam fixadas numa árvore, em frente a minha casa. Eu as fixei num tronco de cedro, junto com outras espécies de orquídeas, semelhantes a elas. Quando isso ocorre é importante saber fixar a planta com cuidado, usando barbante para fixá-la na madeira e nunca usar arame. O barbante dura o tempo que as raízes crescem e se fixam no local escolhido. O arame machuca o tronco e a planta.  O tronco de cedro é ideal para esse trabalho, pois é rugoso e permite que as raízes grudem nele. Lembrando que as orquídeas são epífitas, ou seja, precisam apenas de um local onde possam se fixar, sem tirar a seiva da planta que a hospeda.
Com quase 21.000 visitas, me sinto lisonjeada.
E sempre que tiverem dúvidas, sugestões ou inovações, me escreva.
E mais uma vez... obrigada pela visita!
E seja meu seguidor, aqui no blog.
Sua visita motiva-me a pesquisar, escrever, fotografar e publicar mais novidades deste mundo das flores para você.
Abraços
Simone

quinta-feira, 3 de outubro de 2013


Retomando minhas publicações referentes às orquídeas
Sol e chuva – e as orquídeas?



Olá pessoal!
Estive um pouco afastada das publicações no blog, mas sempre perto das orquídeas e em busca de novos conhecimentos.
A correria do dia a dia nos consome, mas o momento da terapia floral é o melhor presente para nos colocar em equilíbrio, não é?
Eu amo essa época do ano! A primavera chegou e com ela a chuva, que está fazendo uma faxina nas folhas e flores novas que estão surgindo neste Mundo de Deus!
As orquídeas merecem todo o cuidado também, pois não devemos deixar essas maravilhas encharcadas.
Se os vasos estiverem num local onde se pega chuva direto, o importante é que eles tenham uma boa drenagem. Daí o cuidado quando se forma novas mudas em novos vasos. O cuidado com a preparação, com pedregulhos, cascalhos, cascas de pinus. A drenagem é um procedimento importante para que a orquídea tenha uma vida saudável dentro dos vasos.
Eu tenho vasos de orquídeas em locais que pegam a chuva direta. Acompanho de perto, para que não haja propagação de fungos e observo as folhas. Elas são o termômetro da planta.
Tenho algumas orquídeas que ficam direto na sombra. E isso deixa as folhas no tom verde, bem forte e a floração demora a surgir. Tenho que achar urgentemente outro local para essas preciosidades.
O ideal é manter as orquídeas debaixo de um sombrite. A água da chuva faz bem, pois não é clorada.
 


Os orientações dos orquidófilos quanto a iluminação e a irrigação nos ajuda muito. Importante manter as plantas longe do sol direto. Ele queima as folhas. Quanto a irrigar as orquídeas e quando estiver muito calor, pode-se molhar um pouco todos os dias, caso contrário, é indicado colocar pouca água, três vezes na semana. Outra dica é não deixar pratinhos sob os vasos porque o acúmulo de água pode apodrecer as raízes da planta. Geralmente as folhas ficam amolecidas e meladas.



Esses são apenas alguns lembretes que gosto de retomar, pois vejo muitas orquídeas perderem a vida devido ao excesso de água e sol.
Qualquer dívida me escreva.
Esse espaço é para isso mesmo!
Abraços
Simone