terça-feira, 26 de novembro de 2013

Lançamento do volume 3 do livro Orquídeas da Serra do Castelo, Espírito Santo, Brasil
 
Mais um lançamento de uma obra que trata das maravilhosas orquídeas!
 
O lançamento do terceiro volume da Série Orquídeas da Serra do Castelo (Espírito Santo, Brasil), segundo a ser lançado da coleção, possui 400 páginas em papel couché alto brilho, com centenas de fotos e desenhos em nanquim, onde serão apresentadas aproximadamente 169 espécies de 34 gêneros (incluindo Cattleya, Hadrolaelia, Laelia, Epidendrum, Encyclia, Prostechea, Pseudolaelia, Dimeranda, Eulophia, Elleanthus, Sobralia, Liparis, Malaxis, Bulbophyllum, Polystachya, Oeceoclades, Govenia, Cyrtopodium, Catasetum, Galeandra, Grobya, Cycnoches, Isochilus, Nemaconia, Brassavola, Dungsia, Hoffmannseggela, Sophronitis, Jacquiniella, Scaphyglottis, Constantia, Isabelia, Leptotes e Campylocentrum).
Objetivo:
Esta coletânea tem como objetivo apresentar TODAS AS ESPÉCIES, oferecendo para cada uma, nota taxonômica, descrição morfológica e, muitas vezes, uma iconografia constituída de uma prancha botânica e uma fotografia em cores.
Especíes:
Sabe-se que no Brasil existem cerca de 2.500 espécies de Orquídeas (quantidade recalculada), e dessas, cerca de 730 espécies (30%) habitam a Serra do Castelo (também conhecida como Serra do Espirito Santo). Nesses últimos 13 anos, foram estudadas e pesquisadas intensivamente, para serem apresentadas nessa coleção de quatro livros científicos bilíngues FRANCÊS-PORTUGUÊS que estamos disponibilizando agora.
Como adquirir o livro:
Os interessados deverão enviar um e-mail para renatoxb@hotmail.com informando o nome completo, endereço completo e número de telefone para contato. O valor é de 70 reais com frete incluso.

Para os colecionadores, estudiosos e apreciadores vale a pena ter esse livro para compor o acervo!
Abraços!

Simone

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Exuberância na 16ª Exposição Nacional de Orquídeas em Campinas

Não pude deixar de comparecer na Exposição. Estava muito linda!
O espaço estava muito bem organizado. As pessoas puderam visitar e realizar as compras de orquídeas das mais variadas espécies.

As orquídeas vencedoras foram o foco da visita das pessoas. Cada planta, com suas características, seus quesitos para serem realmente as campeãs.

Quando visito a exposição, fico deslumbrada com a variedade de espécies que encontro. E cada vez mais me surpreendo com essas beldades naturais.
Compartilho algumas fotos que registrei.

 
 

 

 
 
 
 
 

 
 
Minhas compras!
 
E aqui registro os meus parabéns por mais um evento organizado, com profissionalismo e muito carinho por todos os envolvidos.

Abraços
Simone

 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Visitando uma exposição de orquídeas
 
Exposição de Orquídeas em Valinhos SP- 2013
As exposições de orquídeas são atrativas e deixam os nossos olhos brilhando, ao deparar com tantas espécies exóticas e repletas de beleza.
A vontade é de comprar... Comprar... E trazer tudo para casa!

E nesta ansiedade, que chamo de “euforia floral”, esquecemos muitas vezes do espaço que dispomos, do tempo para cuidar, dos cuidados que elas precisam ter nos próximos dias, do tipo de espécie adquirida... Enfim... Não é tão simples assim.
Quando faço minhas caminhadas, observo quantas plantas são jogadas fora por falta de cuidado, e digo mais, por falta de conhecimento para cuidar das espécies que muitas vezes chegam às mãos, ou por forma de presente, ou pela euforia da compra da planta para compor um espaço.

Por isso, muita atenção ao visitar uma exposição de orquídeas.
Seguem algumas dicas:

·         Saia de casa com objetivos traçados. Quero comprar, quero visitar, quero conhecer?

·         Analise seu espaço local (da sua casa) e veja que tipos de plantas poderão compor esse recinto. Observe se neste local há luminosidade direta ou indireta, quantas plantas comportam neste lugar, quais outras plantas irão fazer parte deste ambiente.

·         Na exposição, converse com os especialistas, vendedores e apreciadores. Pergunte sobre os cuidados que as plantas exigem, da irrigação, do replantio. Procure conhecer mais sobre a nova vida que levará para sua casa.

·         Observe se você terá tempo para dedicar-se a essa nova orquídea. Ela necessitará de adubação mensal, cuidados para prevenção de pragas, replantio.

·         Atenção ao presentear as pessoas com orquídeas. Muitas pessoas cuidam dessas maravilhas somente quando elas estão floridas. Depois descartam. Importante saber que muitas espécies florescem apenas uma vez no ano. Ao comprar uma orquídea para uma pessoa querida, procure conhecer sobre a espécie e passe as dicas. Ela terá uma qualidade melhor de vida, quando cuidada com carinho. Faça a seguinte relação: pessoa x flor. Algumas pessoas não apreciam plantas.

·         Se você admira orquídeas e vai começar a cultivar algumas espécies, inicie pelas mais populares. Observe, enamore-as e veja que não é difícil cuidar e cultivar. É preciso amar, ter paciência e dedicação.
"Algumas orquídeas são mais fáceis de cultivar do que outras. Orquídeas Cattleya, Phalaenopsis e Paphiopedilum estão entre as mais fáceis de cultivar e são recomendadas para a maioria dos jardineiros iniciantes e cultivadores de orquídeas. Acredita-se haver mais de 20.000 espécies de orquídeas – o que é duas vezes a quantidade de espécies de aves existentes e quatro vezes a quantidade de espécies de mamíferos existentes. Há quase literalmente uma orquídea para cada tipo de pessoa”

Espero ter contribuído de alguma forma, com essas dicas.
E até a próxima!

Abraços

Simone

 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

16ª Exposição Nacional de Orquídeas em Campinas - 2013

De 19 a 21 de novembro, fãs de flores e plantas terão a oportunidade de conferir a 13ª Exposição Nacional de Orquídeas de Campinas, no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro. Mais de 20 associações foram convidadas.
“Esperamos em torno de 20 mil visitantes”, avisa Delfino Alves, presidente da Associação Campineira de Orquidófilos (ACO), que promove o evento. Deverão estar expostas cerca de duas mil plantas.
Segundo Alves, também faz parte da programação a realização de cursos básicos de cultivo de orquídeas. Gratuitos. Eles serão ministrados no dia 20, às 9h30 e às 14 horas, e no dia 21, às 9h30.
Interessados em levar as belas flores para casa podem aguçar seus sentidos. O presidente da ACO revela que estão previstas em torno de três mil plantas à venda nos sete orquidários do evento. “Encontram-se orquídeas por valores que variam de R$ 15,00 a R$ 300,00”, comenta.
O dia 19 é fechado ao público, pois é quando acontece o julgamento das plantas por juízes da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (Caob). As melhores em cada categoria serão premiadas e expostas em local privilegiado. Nos dias 20 e 21, o público poderá se deleitar.
SERVIÇO: a exposição pode ser visitada no dia 20, das 9 às 20 horas, e no dia 21, das 9 às 17 horas. Entrada franca. Mais informações: (19) 3241-1719/1213.