terça-feira, 12 de junho de 2012

Joaninhas no orquidário - sinal de alerta
Vamos cuidar delas!
Sabemos que as Joaninhas são insetos pequenos e coloridos, admirados por sua beleza. Esses insetos pertencem à ordem Coleóptera, assim como os besouros.

Eles possuem dois pares de asas, que são duras e resistentes, assim como cores vibrantes, como amarelo, laranja e vermelho, com pequenos pontos pretos. Sua coloração pode atuar como forma de aviso ao predador sobre seu gosto ruim ou sobre sua toxidade, evitando o ataque. São insetos pequenos, que medem entre 0,3 mm e 10 mm. Para procurar alimentos usam suas antenas. Um detalhe curioso, é que as joaninhas limpam suas antenas esfregando com o primeiro par de patas, removendo resíduos que podem interferir na sua sensibilidade. Não são inteligentes?
Um fato interessante é sua alimentação. Elas se alimentam de pequenos insetos, ácaros, pólen e néctar. Por serem predadoras de pulgões, elas são importantíssimas dentro de um orquidário, ajudando a realizar o controle biológico desta praga. E, além disso, deixa um alerta fundamental aos orquidófilos, pois sua presença afirma que existe praga no local. Isso não é fabuloso?
É essencial o controle dos inseticidas químicos aplicados no local que se cultiva as plantas, que podem tanto ser tóxico para o ambiente e ainda ocasionar o desaparecimento deste inseto tão importante na natureza, pois exterminando as joaninhas, causa o desequilíbrio na cadeia alimentar do ecossistema. Triste fim, não?
Por isso, olhe com carinho para esse inseto tão trabalhador, tão útil para a natureza, além de ser belo e inofensivo.
Não espante também as pequenas aranhas e lagartixas. Elas também são predadores naturais e se alimentam de outros insetos.
                                       
Imagem disponível em:

Para saber mais:
Livro: ABC do orquidófilo, de José René Rocha. Editora Agronômica Ceres.
Beijos
Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.