Orquídea com carinha de macaco. Vocês já viram?
Meu primo Getúlio sabe que gosto de orquídeas e mandou-me fotos curiosas sobre essa espécie. E como professora pesquisadora e também curiosa, fui atrás de explicação, nome e origem dessa planta.
A foto mostra uma orquídea que tem uma carinha de macaco. Segundo leituras e estudos, descobri que essa planta é natural do Equador e florestas peruanas, por isso não são tão comuns.
É conhecida como Orquídea Macaco, pois se parece com sagui. E seu nome científico também é muito curioso: Dracula simia. O gênero Drácula se refere à estranha característica dos dois esporões longos das sépalas, que relembram as presas do famoso vampiro.
História
Segundo algumas leituras, essa planta foi descoberta e nomeada de Drácula simia pelo naturalista Chileno Hugo Gunckel Lauer, em 1978, que atribuiu esse nome devido a semelhança que a flor tem com o Vampiro da Transilvânia, figura presente no filme. No entanto a orquídea ganhou o apelido popular de “cara de macaco”. Tem carinha, nariz, boca e juba de macaco. E seu aroma assemelha-se ao de laranja.
Drácula simia é pouco conhecida. A raridade cresce em área de difícil acesso, a uma atitude de 1.000 e 2.000 metros. É uma flor que não tem data para florir, mas normalmente morre quando retirada de seu ambiente natural. As que se conhecem, fora de seu lugar natural, só sobrevivem quando estão em cativeiros laboratoriais. Interessante não é?
Quem sabe, um dia, poderemos ver essa linda orquídea pessoalmente.
Abraços,
Simone
Fonte de pesquisa: Acesso em 24 janeiro 2013
simone,
ResponderExcluiradorei seu blog.
obrigado pelas informações.
quando lhe mandei a foto da orquídea macaco, mandei junto alumas informações que conferem
com as que você passou, porém, havia também alguma informação a respeito de um grupo de são paulo, ou coisa assim, que cultivam/estudam essas preciosidades. vou ver se consigo recuperar tais informações e depois lhe mando.
beijos