quinta-feira, 2 de maio de 2013

Violeta
Gosto muito das violetas. Lembro-me que há uns 25 anos atrás, eu tinha uns quinze vasinhos de diferentes cores. E estavam sempre floridas, enfeitando o local que elas estavam.
É uma planta originária da África do Norte. Muito delicada, com folhas aveludadas.
 As violetas não são perfumadas, mas são belas e delicadas e muito fáceis de cuidar. Basta seguir alguns cuidados:
1.       Trocar o vaso de plástico por barro. Desta forma a planta absorve o acesso de água permite que as raízes respirem de forma adequada. Como as orquídeas, elas são sensíveis ao excesso de umidade e chegam a morrer ou criar fungos caso estejam encharcadas.
2.       Manter a violeta longe do sol direto. Ela gosta do ambiente a meia sombra. Isso não quer dizer para deíxá-la em recintos fechados por muito tempo, pois pode criar fungos e suas folhas tornam-se sem vida e amareladas.
3.       Quando elas crescem e preenchem o vaso, é o momento de fazer a transferência para um vaso maior. Para isso, retire a planta do vaso atual, bem devar e insira em outro vaso, já arrumado com pedriscos e pedaços de cerâmica no seu fundo, para drenar a água. Use também terra vegetal, com húmus. As violetas apreciam.
4.       Uma dica maravilhosa para que sua violeta ganhe novas flores. Retire com a ajuda dos seus dedos, umas três ou quatro folhinhas novinhas do seu miolo. Neste local, após alguns dias, brotarão alguns novos brotinhos com botõezinhos de flores. Eu fiz isso e realmente dá certo! Veja as fotos a seguir:




 Esses são apenas alguns cuidados que devem ser tomados com as violetas, para que as flores fiquem sempre lindas e visçosas.
Segue abaixo a ficha técnica:
Nome Científico: Saintpaulia ionantha
Nomes Populares: Violeta, Violeta-africana
Família: Gesneriaceae
Categoria: Flores Perenes
Origem: África
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene
Abraços,
Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.