quarta-feira, 20 de março de 2013

Limpeza nas folhas das orquídeas
Hoje, no meu trabalho, deparei-me com uma situação gratificante para a minha vida.
A pedido da minha gerência, arrumei algumas orquídeas dentro dos cachepôs. As plantas vieram direto da floricultura e fui escolhida para arrumá-las e ajeitá-las. Foi um excelente presente. Fiquei lisonjeada.
E como tudo o que faço, é com amor, tirei os plásticos das orquídeas, observei as suas flores, suas folhas e seu aroma. Junto de mim estava Ana Paula, um doce de menina, que trabalha conosco. Falamos brevemente sobre as orquídeas e rapidamente ensinei alguns cuidados básicos para cuidar dessas preciosidades.
E esses cuidados quero compartilhar com vocês...
As orquídeas também precisam de limpeza, aliás, as plantas que ficam dentro de casa. Nos jardins descobertos, as chuvas garantem a limpeza e a rega, mas dentro de casa esses cuidados precisam ser direcionados por nós mesmos, os cuidadores das espécies.
A poeira invade os mais escondidinhos cantos da nossa casa e as folhas das plantas também ficam com o acúmulo de poeira, o que pode atrair fungos e bichinhos diversos. Além disso, as plantas, com suas folhas sujas, não respiram direito.
Os cuidadores de orquídeas têm sempre em casa o borrifador de água. Ele é ideal para borrifar água nas folhas menores e mais moles e eliminar as sujeiras existentes. Nas folhas maiores e firmes é melhor usar uma gaze úmida. Alguns paisagistas usam a mistura de água e sabão, mas isso eu gosto de fazer quando há fungos. No caso de limpeza, um paninho limpinho e sempre enxaguado e torcido faz um bom trabalho de limpeza nas folhas.
Outra sugestão é diluir três partes de água com uma de álcool e passar nas folhas. Sempre com muito cuidado.
Há também os óleos vegetais específicos para deixar as folhas brilhantes, mas o melhor é que sejam aplicados depois da limpeza com água.
Água com sabão de coco é muito bom também, segundo os paisagistas. Faça um espuma leve com um pouquinho de sabão e agua e aplique sobre as folhas. Enxague com o borrifador ou tire delicadamente com um pano macio e úmido.
Fungicida e herbicida devem ser utilizados somente em casos de praga ou doenças nas planta e não para limpeza.
Vocês gostaram das dicas?
Abraços,
Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.