terça-feira, 2 de abril de 2013

Fixação na madeira- Orquídea Dendrobium nobile
Fui à casa de minha mãe e observei suas orquídeas. Estavam com muitos brotos. Fiz a divisão de algumas hastes que necessitavam de fixações  em outros espaços dos troncos do coqueiro.
E mamãe me deu algumas hastes da orquídea Dendrobium nobile, mais conhecida como “olho de boneca”, seu nome popular.
Cheguei com as mudas em casa e ajeitei tudo o que precisava para a fixação das orquídeas no seu novo local. Para isso , separei:
·         Tesoura de corte
·         Barbante
·         Borrifador de água
·         Mudinhas das orquídeas
·         Tronco escolhido para fixar as orquídeas

Primeiro selecionei as mudas para fixação e lavei-as em água corrente, delicadamente.
Observei e analisei o local que precisava fixar as mudas. É um tronco que está com algumas orquídeas dessa mesma espécie. Ele ornamenta um espaço da minha varanda. Está alocado dentro de um vaso.

Fixei as hastes com as raízes nos lugares escolhidos e amarrei-as com barbante. Não usei nada por baixo. Algumas pessoas colocam tiras de gazes ou pedaços de xaxim. Usei apenas o barbante e deixei as raízes voltadas para o tronco, de forma que encontrem a madeira com o passar dos dias.

Todas as noitinhas eu borrifo água. Essa é a parte mais importante, pois a planta já passou pelo estresse da poda e da fixação no novo lugar. Agora ela tem que se apropriar deste local e criar uma nova vida. É o tempo do cuidado e da espera.

Seguem algumas informações dessa espécie de orquídea.
É uma planta epífita, ou seja, desenvolve-se sobre os troncos das árvores. Não são parasitas. Usam esses locais apenas para suporte, proteção e crescimento.
Podem ser cultivas em vasos, forrados com pedras, substratos e muita drenagem de água. O substrato deve ter cascas de árvores, carvão vegetal, fibras de coco. Elas não podem ser enterradas. Importante o rizoma ficar sobre o substrato.
Elas gostam do ambiente que tenha meia sombra ou sol pleno. É uma orquídea que suporta esse calor. Em casa, o tronco com essa espécie fica na minha varanda e pega o sol da tarde. E já floriu por dois anos seguidos.
Uma adubação suave, feita com torta de mamona e farinha de ossos auxilia seu crescimento e floração (que ocorre próximo ao verão). A adubação  foliar 10.10.10. também é indicada.
Sua multiplicação se dá pela divisão das partes da planta, preservando pelo menos 3 pseudobulbos, raízes e rizoma. Elas enfraquecem se subdividi-las demais.

Ficha técnica
Nome Científico: Dendrobium nobile
Nomes Populares: Olho-de-boneca, Dendróbio
Família: Orchidaceae
Categoria: Orquídeas
Origem: Ásia
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Abraços
Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.