domingo, 2 de junho de 2013

Minha orquídea foi atacada por cochonilha. E agora?
Neste fim de semana decidi observar com detalhes as minhas orquídeas. E fui até o meu “recanto das orquídeas” – local onde deixo as orquídeas que estão nos vasos. Um espaço muito gostoso do meu quintal.
E nesta observação, deparei-me com cochonilhas nas folhas de uma espécie de orquídea Cattleya.


Rapidamente tirei a orquídea de perto das outras. Limpei folha por folha com uma solução de água diluída com sabão de pedra. Em seguida, lavei todas as folhas. Não me contive e troquei todo o substrato da planta.
Tirei as demais plantas e esterelizei o local. Procurei observar os detalhes das folhas das demais plantas.
Há diversas formas de Cochonilha, uma das pragas mais prejudiciais às plantas ornamentais. Primeiro surgem pequenas bolinhas brancas que se mantêm estáticas nos caules próximos as folhas. Depois começam a surgir as manchas e planta começa a murchar. Se não for tratada, pode até morrer. Esses insetos fazem grandes estragos, pois sugam a seiva, diminui a capacidade da planta fazer a fotossíntese e atraí formigas. São terríveis!
Imaginem minha angústia quando vivenciei a tragédia que poderia ocorrer com minhas orquídeas.
Primeiro procurei ajuda de especialistas. Entrei em contato com o Orquidário de Hortolândia - interior de SP - onde fui muito bem atendida por Cleonice,  via Facebook. Até então tinha muitas dúvidas quanto a praga que atacava minha planta.
Depois fui pessoalmente até o Orquidário de Valinhos - interior de SP e falei com Bruno. Ele também foi pronto às explicações e me forneceu o inseticida, para matar e prevenir novos ataques.

De acordo com as instruções que recebi, passei em todas as plantas. Devo repetir o processo em 15 dias.
Agora é tomar mais cuidado e ficar atenta.

Abraços
Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.