terça-feira, 19 de novembro de 2013

Visitando uma exposição de orquídeas
 
Exposição de Orquídeas em Valinhos SP- 2013
As exposições de orquídeas são atrativas e deixam os nossos olhos brilhando, ao deparar com tantas espécies exóticas e repletas de beleza.
A vontade é de comprar... Comprar... E trazer tudo para casa!

E nesta ansiedade, que chamo de “euforia floral”, esquecemos muitas vezes do espaço que dispomos, do tempo para cuidar, dos cuidados que elas precisam ter nos próximos dias, do tipo de espécie adquirida... Enfim... Não é tão simples assim.
Quando faço minhas caminhadas, observo quantas plantas são jogadas fora por falta de cuidado, e digo mais, por falta de conhecimento para cuidar das espécies que muitas vezes chegam às mãos, ou por forma de presente, ou pela euforia da compra da planta para compor um espaço.

Por isso, muita atenção ao visitar uma exposição de orquídeas.
Seguem algumas dicas:

·         Saia de casa com objetivos traçados. Quero comprar, quero visitar, quero conhecer?

·         Analise seu espaço local (da sua casa) e veja que tipos de plantas poderão compor esse recinto. Observe se neste local há luminosidade direta ou indireta, quantas plantas comportam neste lugar, quais outras plantas irão fazer parte deste ambiente.

·         Na exposição, converse com os especialistas, vendedores e apreciadores. Pergunte sobre os cuidados que as plantas exigem, da irrigação, do replantio. Procure conhecer mais sobre a nova vida que levará para sua casa.

·         Observe se você terá tempo para dedicar-se a essa nova orquídea. Ela necessitará de adubação mensal, cuidados para prevenção de pragas, replantio.

·         Atenção ao presentear as pessoas com orquídeas. Muitas pessoas cuidam dessas maravilhas somente quando elas estão floridas. Depois descartam. Importante saber que muitas espécies florescem apenas uma vez no ano. Ao comprar uma orquídea para uma pessoa querida, procure conhecer sobre a espécie e passe as dicas. Ela terá uma qualidade melhor de vida, quando cuidada com carinho. Faça a seguinte relação: pessoa x flor. Algumas pessoas não apreciam plantas.

·         Se você admira orquídeas e vai começar a cultivar algumas espécies, inicie pelas mais populares. Observe, enamore-as e veja que não é difícil cuidar e cultivar. É preciso amar, ter paciência e dedicação.
"Algumas orquídeas são mais fáceis de cultivar do que outras. Orquídeas Cattleya, Phalaenopsis e Paphiopedilum estão entre as mais fáceis de cultivar e são recomendadas para a maioria dos jardineiros iniciantes e cultivadores de orquídeas. Acredita-se haver mais de 20.000 espécies de orquídeas – o que é duas vezes a quantidade de espécies de aves existentes e quatro vezes a quantidade de espécies de mamíferos existentes. Há quase literalmente uma orquídea para cada tipo de pessoa”

Espero ter contribuído de alguma forma, com essas dicas.
E até a próxima!

Abraços

Simone

 

2 comentários:

  1. Simone poderia me enviar um e-mail para: renatoxb@hotmail.com para eu lhe enviar uma matéria para o seu site? Me manda um e-mail que lhe mandarei o artigo no mesmo e-mail.

    ResponderExcluir


Ola, em breve publicarei seu comentário.