segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Feliz 2014 – Que seja um ano florido em todos os sentidos
 

Fiquei distante do blog, por dois meses, mas não distante da natureza e das amadas orquídeas.
Procurei nesse tempo pesquisar, ler sobre as espécies, cuidar de cada uma de uma forma especial e observar os detalhes e transformações das plantas. E foi muito bom! Observei nesse período a ação do tempo e do clima sobre cada uma delas. Estamos vivendo um tempo de seca e sol forte aqui no Brasil e as orquídeas têm manifestado alterações devido a  ação do tempo em cada uma de suas partes.

Tive que mudar algumas espécies de local devido à posição do sol e luminosidade, alternar os dias das regas e trocar alguns vasos de plástico por cerâmicas.
Quando escolhemos cuidar de orquídeas, precisamos observar e adequar cada espécie a um local ideal, que leve a planta a ser feliz. O que planta feliz? É apresentar uma cor sublime, florir na época certa, apresentar raízes fortes, estar livre dos fungos e doenças e respirar livremente pelas raízes hidratadas e fortes.

Uma planta feliz nos deixa feliz. E mostra o quanto cuidamos dela.

Foi bom parar esse curto período de tempo e me olhar interiormente. E sugiro que façam isso também. Olhem para dentro de si. Desta forma é possível conhecer suas raízes, suas limitações, sua força interior, sua força e sua sensibilidade.

Olhar para dentro de si significa ver os fungos que precisamos tratar,  o novo “ar” que precisamos nos adequar ou mudar na nossa vida, trocar as folhas velhas por folhas novas. Nos adubar corretamente com nutrientes que nos fazem bem. Podar algumas partes, semear outras. E somente cada um de nós sabe o momento certo de isso acontecer.

E foi o que fiz neste final de 2013 e começo de 2014.
Troquei algumas folhas, irriguei minhas raízes e me preparei para mais um ano, cuidando de cada dia, a espera sutil da mudança de cada estação do ano, que está por vir.

Desejo a todos vocês um ano abençoado, com muitas flores, muitas espécies novas de orquídeas, muita paciência e sabedoria para cuidar de cada uma delas, respeitando seu “jeito de ser” e suas especificidades.
E muitas novidades virão nesse ano de 2014.

Abraços.
Simone

4 comentários:

  1. Fiquei contente em saber que voce está bem, igual as orquídeas.

    ResponderExcluir
  2. Ano florido, você e as orquídeas sempre foram iguais: Fio de cabelo tão comprido e liso, negros como a noite que não tem luar. Tal qual o poeta um dia sonhou, encontrei. As flôres voltaram e nunca mais irão embora, agora o meu tempo é sómente para elas, as orquídeas, iguais a vôce.

    ResponderExcluir
  3. Um dia plantei pinheiros, alguem me falou para observar o seu tronco como era forte. Havia também uma estrela; aquela que brilha mais forte observei os dois, tornei-me forte como o tronco do pinheiro e repleto da luz das estrelas. Orquídeas, poesias, canções, natureza nos alimentam.

    ResponderExcluir


Ola, em breve publicarei seu comentário.