quarta-feira, 12 de março de 2014

Prevenção: Cochonilha no orquidário- prevenção e tratamento
 
Arquivo pessoal - Simone


Arquivo pessoal - Simone

Importante observar sempre suas plantas, tanto para apreciar, bem como analisar se possui alguma característica que está afetando seu crescimento e a saúde dela.

Outro dia, fazendo esse exercício, observei cochonilha em uma das minhas orquídeas. A folha apresentava em alguns pontos a praga e a orquídea que estava próxima, começava a apresentar sinais dos pequenos fungos nas suas folhas também.

É uma praga e passa de planta para planta, chegando a atacar todo o orquidário.

No mesmo instante, retirei as plantas do local, limpei folha por folha com agua, sabão e uma buchinha vegetal. Com muito carinho e total atenção para não sobrar nenhum foco e para não agredir as folhas, pois os pontos de agressão da praga, estavam no  começo.
Seguem algumas dicas a seguir para ajudá-los quando esse sugador de seiva aparecer na sua orquídea:

O que são cochonilhas?

Conhecida como pragas das plantas ornamentais, a cochonilha pode apresentar em formas que lembram insetos. Controlar o seu ataque significa salvar as plantas vitimadas.

A planta está definhando e não há sinal de doenças ou pragas. Apenas algumas casquinhas aderidas e há muito tempo imóveis, tentando disfarçar sua presença. Estes seres vivos menos suspeitos é que, na verdade, são os responsáveis pelo problema da planta. Pertencem à Classe dos insetos, são chamados de cochonilhas e dentro da classe são classificados como Homopteras, tendo como parentes próximas as cigarrinhas, as cigarras e os pulgões.
São sugadores implacáveis, roubam seiva o tempo todo da planta atacada e são bastante diversificados, pois há mais de 32.000 espécies de Homopteras já descritas.
 
Tratamento utilizado

  • Lavar a planta com sabão de coco com a ajuda de uma espoja macia/bucha vegetal ou uma escovinha de dente.
  • Usar água corrente.
  • Eliminar as folhas doentes, para ter certeza que a praga não se irá se espalhar para as demais orquídeas.
  • Deixar as folhas separada das demais, em boservação, por duas semanas.
  • Sugestão: usar óleo de neem ou óleo minerak. Basta puverizar em toda a planta regularmente a cada 15 dias.
Espero ter ajudado vocês.
Abraços.
Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.