sexta-feira, 3 de agosto de 2012

As orquídeas “Olho de boneca” (da mamãe) já floresceram!
Domingo, dia 29, fui à casa de minha mãe e fiquei encantada com o tronco do pé de romã, onde fixei algumas mudinhas de “olho de boneca”. Até outro dia havia sinais de floração, com pequenos brotinhos. Hoje as flores estão abertas.



Era começo de noite e fui molhar seu orquidário. E observei a beleza e os detalhes das flores, que exalavam sua grande beleza.
Segue a seguir a ficha técnica desta espécie de orquídea e suas principais características:
  • Nome Científico: Dendrobium nobile
  • Sinonímia: Dendrobium formosoanum
  • Nome Popular: Olho-de-boneca, Dendróbio
  • Família: Orchidaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Ásia
  • Ciclo de Vida: Perene
Essa espécie é a mais popular de todas as orquídeas e apresenta mais facilidade no seu cultivo. Lembrando que não dispensa os cuidados básicos que toda orquídea necessita.
Suas cores são variadas, mas a branca, com extremidades rosadas e o labelo composto pelo centro arroxeado bem escuro, é a mais comum. Transmite a sensação de ser um olho. Os pseudobulbos apresentam coloração verde clara e amarelada. Quanto ao porte, algumas variedades são maiores e outras menores.
Elas desenvolvem-se em tronco de árvores (são epífitas), pois são dendróbios. Lembrando que não são parasitas, como muitas pessoas falam. Elas apenas utilizam a árvores como suporte e proteção para o seu desenvolvimento. Não é lindo!!!
Você pode amarrá-las em árvores, com barbantes ou sisal. Há cultivos em vasos também, de preferência de barro ou fibra de coco. Importante forrar com pedras pequenas para que ocorra a drenagem. Para o substrato, faça uma mistura de cascas de árvores, cascas e fibras de coco ou cerâmicas. Não enterre o rizoma (caule). Ele deve ficar sobre o substrato.
Quanto à luminosidade, escolha os locais frescos e ventilados, a meia sombra ou pleno sol. Realize regas frequentes no verão e diminua no inverno.
Sua multiplicação ocorre pela divisão das plantas, preservando pelo menos três pseudobulbos para cada muda, com rizomas e raízes.  
Outras espécies se abriram, como o sapatinho, que está lindo também!

Fonte de pesquisa: http://www.jardineiro.net/br/banco/dendrobium_nobile.php (texto adaptado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.