segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Beleza Natural de Conceiçao do Araguaia – Pará – PA
Conhecer parte do Estado do Pará, me fez conhecer outra realidade de vida, repleta de aprendizagem. E de lindas paisagens...
O avião pousou em Palmas, Tocantins e deparei-me com um avassalador calor de 43 graus e com a beleza do Rio Tocantins, com sua formosura e força.
Rio Tocantins
Meu destino era Conceição do Araguaia. E partindo de Palmas, fiz uma viagem bonita e tranquila.
Sr. João, o motorista do carro, sempre gentil em responder minhas perguntas, passou devagar em  lugares estratégicos, onde realizei algumas fotos.

Serra do Carmo- Município de Lajeado
Miranorte- "capital do abacaxi"
                                                       Morro Perdido (Rio dos Bois)

Chegando em Conceição do Araguaia, não pude deixar de contemplar a beleza do rio, que vi somente pela manhã, pois já era noite quando cheguei na cidade. Descansei, porque sabia que o decorrer da semana seria de muito trabalho, repleta de compromisso e minha missão era de extrema importância educacional. E como sempre faço, entrego a Deus tudo o que vivo e peço Sua Companhia junto de mim, junto dos meus familiares e das pessoas que torcem pela minha volta, em paz e realizada. Enfim todos! Distante de casa, a saudade bate mais forte. Como diz minha amada sogra: “Casa minha, vida minha”.
Pela manhã, quando acordei, prometi a mim mesma que iria caminhar antes do trabalho e um pouco antes do pôr do sol. E ao sair para a primeira caminhada, fiquei deslumbrada ao contemplar o nascer do sol junto ao rio Araguaia. Lindo por natureza, forte e brilhante.
Amanhecer no rio Araguaia
Por sua margem, caminhei no calçamento, totalizando seis quilômetros diários.
Nestas caminhadas fotografei árvores, flores, frutos e muita natureza.
                                                      Beleza das mangueiras e buriti
Árvore das flores cor de rosa
Flores cor de rosa
Chão cor de rosa- lindo demais!
Azul do céu e o contraste das folhas verdes do buriti
Fortaleza dos troncos
O pôr do sol entre casas e natureza
Margens do rio e os bancos de areia
A chuva  se formando
Andorinhas brincando na chuva
Revoada das andorinhas
Exória vermelha florida
Vista da mesa do café da manhã no hotel
Inesquecível nascer do sol

E vi que mais uma vez o Brasil é belo!
Apenas faço um apelo para a população deste lindo e amado local do Brasil: cuidem de sua natureza, cuidem do rio, que fornece tanto sustento e beleza para todos os que vivem neste local . E aos turistas, que também aproveitam a beleza das águas do Araguaia, cuidem desse bem precioso. O planeta agradece. E todos viverão cada vez melhor...em paz com a natureza.
Importante  também o Estado e as autoridades direcionarem cada vez mais o olhar para o trabalho de limpeza e separação dos lixos, pois infelizmente há muito detrito nas margens das águas. O trabalho de conscientização é possível, mas falta algo mais. Falta obra de reciclagem e saneamento básico.
Obrigada Conceição do Araguaia, por me receber tão bem!
Abraços,
Simone

2 comentários:

  1. Simone, Visitar seu blog é sempre uma alegria que enche os olhos através das belezas naturais registradas em suas fotos. Em se tratando de Conc. do Araguaia _PA, mais belo ainda. abçs.

    ResponderExcluir
  2. Simone, Que maravilha ficaram as fotos de sua viagem à Conceiçao do Araguaia.abçs

    ResponderExcluir


Ola, em breve publicarei seu comentário.