quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Orquídeas fonte de terapia

 
Estou com mais de 20.700 acessos neste espaço floral e quero agradecer e parabenizar às pessoas que visitam meu blog e leem minhas publicações a procura de novidades. Isso mostra o incentivo direto para continuidade do meu trabalho.
Sou uma pessoa apaixonada pela natureza,  principalmente pelas flores.
Observo os detalhes da sua estrutura, das cores que fazem o conjunto das pétalas, a grossura do caule, a fortaleza das raízes... Enfim, enamoro-as como um todo.
Impossível não parar minha atenção num brotinho novo que surge na planta, num bulbo cheio de vida, numa folhinha saudável que nasce.
Cuidar de plantas exige paciência, principalmente as orquídeas, pois elas apreciam lugares arejados, luminosidade indireta,  bons cuidados, sem melindres, mas com muito carinho no seu manuseio. Assim como as demais espécies de plantas.
Cuidar de plantas exige do cuidador uma amizade fiel. Deve-se saber o que esta fazendo. E quando se cultiva orquídeas, esse é o segredo. Cuidar com amor, dedicação e sem pressa. Eu chego a conversar com elas.
As orquídeas sofrem stress quando são manuseadas, no entanto elas se recuperam rapidamente das mudanças que muitas vezes necessitamos fazer junto delas.
O maior exemplo ocorreu nesta semana, onde precisei tirar algumas mudas de “Chuva de ouro”, que estavam fixadas numa árvore, em frente a minha casa. Eu as fixei num tronco de cedro, junto com outras espécies de orquídeas, semelhantes a elas. Quando isso ocorre é importante saber fixar a planta com cuidado, usando barbante para fixá-la na madeira e nunca usar arame. O barbante dura o tempo que as raízes crescem e se fixam no local escolhido. O arame machuca o tronco e a planta.  O tronco de cedro é ideal para esse trabalho, pois é rugoso e permite que as raízes grudem nele. Lembrando que as orquídeas são epífitas, ou seja, precisam apenas de um local onde possam se fixar, sem tirar a seiva da planta que a hospeda.
Com quase 21.000 visitas, me sinto lisonjeada.
E sempre que tiverem dúvidas, sugestões ou inovações, me escreva.
E mais uma vez... obrigada pela visita!
E seja meu seguidor, aqui no blog.
Sua visita motiva-me a pesquisar, escrever, fotografar e publicar mais novidades deste mundo das flores para você.
Abraços
Simone

2 comentários:

  1. Parabéns pelo teu blog. Simplesmente fantástico, tanto na simplicidade quanto no teu amor pela natureza. Parabéns :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Alex. Sinta-se sempre bem recebido neste espaço floral.
    abraços.

    ResponderExcluir


Ola, em breve publicarei seu comentário.