quinta-feira, 3 de outubro de 2013


Retomando minhas publicações referentes às orquídeas
Sol e chuva – e as orquídeas?



Olá pessoal!
Estive um pouco afastada das publicações no blog, mas sempre perto das orquídeas e em busca de novos conhecimentos.
A correria do dia a dia nos consome, mas o momento da terapia floral é o melhor presente para nos colocar em equilíbrio, não é?
Eu amo essa época do ano! A primavera chegou e com ela a chuva, que está fazendo uma faxina nas folhas e flores novas que estão surgindo neste Mundo de Deus!
As orquídeas merecem todo o cuidado também, pois não devemos deixar essas maravilhas encharcadas.
Se os vasos estiverem num local onde se pega chuva direto, o importante é que eles tenham uma boa drenagem. Daí o cuidado quando se forma novas mudas em novos vasos. O cuidado com a preparação, com pedregulhos, cascalhos, cascas de pinus. A drenagem é um procedimento importante para que a orquídea tenha uma vida saudável dentro dos vasos.
Eu tenho vasos de orquídeas em locais que pegam a chuva direta. Acompanho de perto, para que não haja propagação de fungos e observo as folhas. Elas são o termômetro da planta.
Tenho algumas orquídeas que ficam direto na sombra. E isso deixa as folhas no tom verde, bem forte e a floração demora a surgir. Tenho que achar urgentemente outro local para essas preciosidades.
O ideal é manter as orquídeas debaixo de um sombrite. A água da chuva faz bem, pois não é clorada.
 


Os orientações dos orquidófilos quanto a iluminação e a irrigação nos ajuda muito. Importante manter as plantas longe do sol direto. Ele queima as folhas. Quanto a irrigar as orquídeas e quando estiver muito calor, pode-se molhar um pouco todos os dias, caso contrário, é indicado colocar pouca água, três vezes na semana. Outra dica é não deixar pratinhos sob os vasos porque o acúmulo de água pode apodrecer as raízes da planta. Geralmente as folhas ficam amolecidas e meladas.



Esses são apenas alguns lembretes que gosto de retomar, pois vejo muitas orquídeas perderem a vida devido ao excesso de água e sol.
Qualquer dívida me escreva.
Esse espaço é para isso mesmo!
Abraços
Simone


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.