quarta-feira, 23 de abril de 2014

Orquídeas não são parasitas!

Eu aprecio as orquídeas amarradas em troncos de árvores ou outras madeiras.
Tenho algumas fixadas na minha árvore, no meu pé de Manacá da Serra e também em troncos secos. Estão maravilhosas.

Outro dia, visitando uma casa de amigos, observei os lindos coqueiros que a família plantou na área de lazer e vi que estão sem nenhuma orquídea ornamentando os belos troncos. Cheguei a comentar sobre essa possibilidade de ter algumas plantas fixadas nestes coqueiros. Para minha surpresa, meu amigo disse que não faria isso, pois as orquídeas ‘roubam’ a seiva do coqueiro, deixando-o impossibilitado de produzir frutos.

Confesso que à princípio fiquei pensativa, por ele achar que as preciosas orquídeas são sugadoras e de certa forma “parasitas”. Expliquei que isso não ocorre, haja vista que as orquídeas são epífitas.
Lembrando que epífitas são plantas que vivem sobre outras plantas, utilizando-as como apoio para conseguir mais luminosidade. Possuem raízes aéreas que podem atingir vários metros de comprimento antes de alcançar o solo. Essas plantas não são parasitas, pois extraem seus nutrientes da água que goteja de outras plantas. As samambaias, orquídeas, filodendros e as bromélias são exemplos de plantas epífitas.

Um grande exemplo para concluir que a orquídea, em específico, não é uma parasita, fixe-a numa espiga de milho ou num pedaço de isopor. Ela sobrevive.
E numa rocha então?


Orquídeas e bromélias vivendo sobre rocha - parasitas

Fonte da imagem: http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/2012/02/07/as-bromelias-orquideas-e-outras-epifitas-nao-sao-parasitas-das-arvores/
Por isso, não tenham receio em fixar sua orquídea num tronco de uma árvore.

Precisamos ter alguns cuidados com a planta, ao transferi-la para seu novo habitat, mas isso é uma outra publicação. Colocarei em breve.
Abraços,

Simone


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.