sábado, 22 de dezembro de 2012

Rosa do Deserto (Adenium obesum)
Hoje recebi a visita de uma amiga chamada Sônia. Há tempos que não conversávamos, aliás alguns anos. Temos trocado mensagens pela rede social, no entanto vê-la pessoalmente foi muito bom.
Sônia sempre gostou de plantas. E tem orquídeas lindas em sua casa. Até pedi permissão para fotografá-las e vou publicar as preciosidades aqui no blog, no nosso espaço de terapia floral.
Falamos sobre muitas coisas... Imagine só... Colocar a conversa rapidamente em dia, em poucos minutos. Mas foi tão bom, tão forte e repleto de aprendizagem.
Planejamos ir ao Ceasa de Campinas, para ver as flores, orquídeas e demais encantos da natureza. Afinal o olhar se perde em meio de tanta coisa linda, naquele lugar, não é?
Mas o foco desta publicação de hoje é a Rosa do Deserto.
Sônia falou que tem três rosas do deserto na sua casa. E eu falei que comprei uma planta dessa espécie na Expoflora, nesse ano de 2012 e pouco sabia dela.
E como vocês sabem, já tirei minutos depois foto da minha rosa do deserto, que está exuberante. E fui atrás das leituras, anotações, pesquisas e estou aqui registrando para vocês. E não posso deixar de tomar um cafezinho com esse trabalho... eu amo café.




Tenho em casa uma pequena biblioteca, que devagar pretendo catalogar todos os meus livros, minha paixão. E neste espaço, tenho guia de consulta de plantas e flores, livros específicos e demais materiais direcionados a minha profissão.
Presentear-me com livros e plantas me faz muito feliz.
Mas voltando ao foco, conversamos muito sobre a Rosa-do-deserto e vi que ela tem muita semelhança com as orquídeas.
Rosa do Deserto é uma planta herbácea, suculenta, de aspecto escultural e floração exuberante.
Seu caule é engrossado na base, uma adaptação para guardar água e nutrientes em locais áridos. Há raríssimas variedades.
As florações podem ocorrer na planta jovem, com apenas 15 cm de altura. O florescimento ocorre na primavera. As flores são tubulares, simples, contendo cinco pétalas, sendo de cores variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando pelos tons diferenciados de rosa e vermelho.
Há colecionadores que cultivam as rosas do deserto, assim como as orquídeas, bromélias, cactos, carnívoras e bonsais.
A flor do deserto possui caules esculturais e maravilhosas florações.
Através da enxertia, produz da mesma planta as variações de flores diferentes.
Elas devem ser cultivadas em sol pleno (eu já fazia errado e corrigi hoje). Ou a meia sombra. Se estiver no solo, este deve ser drenável, arenoso e neutro.
Como algumas espécies de orquídeas, a rosa do deserto não tolera o frio ou temperatura abaixo de 10 graus e nem encharcamento. Isso não quer dizer para deixar muito tempo sem regas.
Sua multiplicação ocorre por estacas ou sementes.
Veja a ficha técnica da Rosa do deserto
Nome científico: Adenium obesum
Nomes populares: Rosa do deserto, Lírio-impala
Família: Apocynaceal
Categoria: Cactos, suculentas, flores perenes
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Semi-árido, Subtropical, Tropical
Origem: África - Oriente Médio
Altura:1.2 a 1.8 metros
Luminosidade: Sol pleno
Ciclo de vida: Perene

Vejam abaixo uma imagem da rosa-do-deserto com flores.

 
Imagem disponível no site: www.jardinaria.com.br. Acesso em 22 dezembro 2012
Espero que tenham gostado das informações e fiquem à vontade em escrever, comentar e completar esse nosso espaço.
Obrigada Sônia. Aprendi muito com você hoje.

Abraços,
Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.