quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bromélias – tão lindas quanto as orquídeas
Ilha Bela - Arquivo pessoal - Simone
  Ilha Bela - Arquivo pessoal - Simone
         Tão lindas quanto às orquídeas e com algumas características semelhantes a elas, as bromélias encantam por sua beleza e formosura.
                                                                                  Ilha Bela - Arquivo pessoal - Simone
       Bromeliaceae é uma família de plantas floríferas pertencente à ordem Poales, representada pelas bromélias (Bromelia sp.).
São quase exclusivamente originárias das Américas, principalmente das florestas tropicais, com apenas um gênero originário da costa da África Ocidental, no Golfo da Guiné. São aproximadamente 1.400 espécies em 57 gêneros. O gênero Ananas é muito cultivado na América do Sul para se produzir a fruta abacaxi. O gênero Bromelia é cultivado em todo mundo para o paisagismo de jardins.
As bromélias não são parasitas como muitas pessoas pensam. Assim (assim como as orquídeas). Na natureza, aparecem como epífitas * (simplesmente apoiando-se em outro vegetal para obter mais luz e mais ventilação), terrestres ou rupícolas (espécies que crescem sobre as pedras) e compõem uma das mais adaptáveis famílias de plantas do mundo, pois apresentam uma impressionante resistência para sobreviver e apresentam infinitas e curiosas variedades de formas e combinações de cores. As bromélias estão divididas em grupos chamados gêneros - que hoje são mais de 50.
Classificação:
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Poales
Família: Bromeliaceae

Epífitas * (saiba mais)
Plantas epífitas – o que são?
Seres epífitos são aqueles que vivem sobre vegetais. Podem ser animais  que vivem associados à um vegetal ou plantas que vivem sobre outra planta, neste caso, são chamadas de epífitas. Animais e plantas epífitos podem ser parasitas ou não.

Os primeiros são aqueles que se aproveitam de elementos nutricionais, prejudicando o desenvolvimento ou até mesmo levando a planta hospedeira à morte. Mas existem aqueles que se utilizam do organismo somente como  substrato para fixação, sem alterar o metabolismo, estes não são considerados parasitas. Exemplos para a restinga são as bromélias e orquídeas que vivem sobre plantas do estrato arbóreo ou arbustivo.

Nenhuma delas causa alguma mal à planta hospedeira, a não ser que seja por excesso de peso, o que pode provocar a quebra de um galho, mas os seus nutrientes são obtidos à partir do meio e não da planta que as hospeda.


Fonte de pesquisa:
Sou uma pessoa que explora a natureza e a respeita.
As fotos foram tiradas durante uma trilha, em Ilha Bela.


Abraços
Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.