segunda-feira, 4 de junho de 2012

Silêncio interior
Existem alguns momentos em nossa vida,  que necessitamos entrar no nosso interior e procurar o silêncio da nossa alma.
Não que estejamos doentes ou precisando nos calar. Apenas precisamos interagir com as nossas profundezas.  Simplesmente para sentir a presença de Deus e saber o que ele quer nos dizer.
Por que estou dizendo isso em um blog de orquídeas?
Pois sou uma pessoa, que na maioria das vezes, não consegue ficar em silêncio, sentir o pulsar do coração e o som da respiração. Sou muitas vezes elétrica e agitada. E essa introspecção no mundo do silêncio é precioso e fundamental para a vida das pessoas. Faz rever os conceitos, valores e sentimentos.  Encontro essa paz mexendo nas plantas, contemplando uma orquídea, ajudando a recuperar uma espécie.
Já disse, no início deste blog, que não sou especialista, não sou bióloga, nem orquidófila, mas me interesso pelo o que acontece no processo da vida vegetal.
E neste silêncio interior, minha mente cultiva bons pensamentos, procurando não pensar em pontos negativos e tampouco em planejamento de projetos de vida. As minhas mãos trabalham e minha mente foca no bem estar do que estou fazendo, em prol dos frutos que virão no futuro, como lindas flores, novas raízes em uma vida.
Mexer com plantas requer habilidades práticas, mesmo para pessoas iniciantes. É preciso saber as características das espécies, tipo de clima, local para o plantio, quantidade de água entre outras informações. Mas também é preciso muito mais do que isso, como o amor pelo o que faz.
Mexer com plantas requer sensibilidade, paciência e acima de tudo muito amor.
O amor encontra-se no silêncio da alma. Fica lá escondidinho, camuflado pelas emoções diárias e atribulações do dia-a-dia.
Solte esse amor, no momento que está conversando com suas plantas.
Toque-as com carinho, veja a textura de suas fibras, sinta a força de suas raízes. Olhe os detalhes das flores, o aroma do seu perfume. Sinta a maciez das pétalas.
Ouça o barulho da água que está usando para molhar suas plantas. Sinta o cheiro da terra molhada... Suje suas mãos...
Os pássaros contemplam, as abelhas rodeiam. É a natureza viva e respirando.
A vida está em cada pedacinho dela.
A sua vida está em contato com ela.
Isso é fonte de terapia!
Orquídea da chácara dos amigos Eliana e Sabatini

Orquídea da chácara dos amigos Eliana e Sabatini

                                    Contemplando a natureza durante uma trilha – Ilha Bela

                 Silêncio interior durante a prática da yoga e o contato com a natureza

Abraços,
Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.