quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dicas preciosas para o cultivo de orquídeas
Hoje o comércio de orquídeas no Brasil cresceu significamente e movimenta muito dinheiro. Há plantas exóticas que são exportadas para outros países e até mesmo vendidas em supermercados.
Se você ganhou uma orquídea ou decidiu comprar, o 1º passo é a identificação correta do gênero ou espécie e o conhecimento do seu habitat de origem, para conhecer as necessidades naturais do seu meio.
As orquídeas podem ser cultivadas em vasos, placas de xaxim, fibra de coco, madeira ou mesmo nos troncos de árvores, terra ou pedras, dependendo da espécie. Podem florescer pelo menos uma vez ao ano, quando tratada de maneira correta.
As orquídeas, na sua maioria, não toleram muita água, mas gostam da presença de substrato rico e úmido. Desta forma, os vasos nunca devem ficar sobre pratinhos que retém água, pois suas raízes se encharcam e a planta morre.
As raízes gostam de estar arejados, daí o uso de pedaços de xaxim ou fibra de coco, ou cascas de pinus.
Quando a orquídea floresce, ela pode permanecer dentro de casa, próxima a uma janela, com boa entrada de luz natural, no entanto, evite o sol direto. Neste momento deve-se molhar o substrato, dependendo da umidade do ambiente, com rega moderada, nunca nas flores.
Após o fim da floração, pode-se fazer a retirada manual das flores secas e podar as hastes com tesoura.
As podas e cortes em orquídeas ocorrem para retirar folhas mortas, secas ou com doenças.
Para isso, utiliza-se a tesoura bem afiada de jardinagem, no tamanho pequeno. É fundamental esterilizar com fogo a cada novo corte que for realizar numa determinada região da planta.
Quando você decide dividir uma orquídea, cada parte deverá ficar, no mínimo com três bulbos, tendo o cuidado de não machucar as raízes vivas, que devem apresentar pontas verdes.
No caso das Vandas- elas têm o crescimento vertical e podem atingir metros de altura. Ela pode ter sua primeira floração aos seis anos e pode florir até quatro vezes ao ano, se bem tratada.
O uso de fertilizantes na formulação 20-20-20 é importante para se obter boa floração.
Em dias quentes, as Vandas gostam de muita água e umidade do ambiente, devendo ser borrifada com água, de preferência mineral. No inverno se reduz a rega e os fertilizantes.
Lembre-se que o sol é prejudicial para elas, principalmente o sol da tarde.
Fonte de pesquisa: http://orquideana.com.br (texto adaptado)
                                                                 Muda de Vanda

                                                                   Vanda florida

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.