sexta-feira, 11 de maio de 2012

Orquídea “Sapatinho ”
Nome técnico
Paphiopedilum
Nomes populares
Sapatinho ou queixuda
Família
Orchidaceae
Origem:
Originária da Tailândia
Descrição:
É uma orquídea de crescimento monopodial, com tamanho de até 15 cm de folhas estreitas, flexíveis, com a nervura central bem marcada. As flores de 6x9 têm formato exótico, onde o labelo tem a forma de um queixo ou sapato, sendo conhecidas como sapatinhos ou queixuda.
Por esse motivo que os colecionadores desta espécie intitulam-se de sapateiros.
As fores são soltarias em longa haste de 15 cm e permanecem por longo tempo, de até mais de 20 dias. Floresce da primavera até o verão, dependendo da região.
Muitas espécies são encontradas e fazem sucesso em exposições e nas floriculturas.
Modo de cultivo:
Elas necessitam de cultivos em ripados com sombreamento em torno de 50% e toleram temperaturas que podem ir de 10 a 30º C,,o que nos dá a possibilidade de cultivar este gênero em todo o país.
O substrato de cultivo deve ser bem poroso. Apesar de terrestre, o solo mineral comum não deve ser usado, pois tende a compactar e impedir as raízes de crescerem e respirarem.
Coloque no fundo do vaso pedriscos ou brita, depois algumas casca de coco ou pínus que foram deixados dentro d’água para saturar, deixar escorrer bem antes de colocar no vaso. Também colocar sfagno, aquele musgo seco usados pelos floristas.
Esta orquídea não possui pseudobulbo e caule e portanto não tem como armazenar água, por isto necessita que se mantenha o substrato bem poroso levemente úmido, não encharcado. Se cultivada dentro de casa e não em lugar ripado, a conveniência de manter o substrato e o ambiente úmido pode ser feito colocando uma esponja úmida no prato sob o vaso. Muitos preferem colocar pedrinhas mantidas com um pouco de água, mas sem que o fundo do vaso mergulhado nela. Um problema em tempos de combate a dengue. Pode também regar mais frequente na estação mais quente e seca.
Para adubar esta planta não é preciso muita manutenção, pois tem crescimento lento e não necessita de grande quantidade de nutrientes.
Para adubar esta planta não é preciso muita manutenção, pois tem lento crescimento e não necessita de grande quantidade e nutrientes. O adubo granulado dissolvido em água (1 colherinha de chá para dois litros de água), poderá borrifar as folhas e o substrato, a cada 3 meses durante o período vegetativo e 1 vez por semana no mês que antecede a floração.
Paisagismo:
É uma orquídea fácil de cultivar e mesmo sem flores sua folhagem é atrativa, constituindo em belo adorno para cultivo em sacadas e ambientes internos com luminosidade.
Fonte de pesquisa: http://www.fazfacil.com.br/jardim/orquidea_terrestre_paphiopedilum.html Adaptado. Acesso em: 11/5/2012
 Eu fiz um lindo arranjo com mudas de Sapatinhos que ganhei da amiga Ivanira. Eu as tirei do vaso e fiz o processo do transporte para uma parte de um bambu, que trouxe de Catanduva, especialmente para esse fim. Ele está lindo, entre os galhos do meu encantador pé de manacá.
                                               Mudas dos sapatinhos no bambu
                                              Cascas de pinus e as mudas de sapatinho
Vaso com sapatinhos floridos 
Duas flores na mesma haste

Fotografei os sapatinhos que Ivanira tem no seu sítio. Há hastes que tem duas flores. Coisa rara. É uma espécie linda demais e vale a pena ter em casa e contemplar sua beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.