quarta-feira, 18 de julho de 2012

Orquídeas de Dona Aparecida- Tujuguaba/SP
Domingo fui almoçar na vila de Tujuguaba, pertencente à cidade de Conchal, estado de São Paulo. É uma vila que se orgulha de sediar uma das mais belas festas de Pião do Brasil. Este ano já será a 34ª festa.
Foi um domingo agradável, com céu azulado, um friozinho bom de sentir.
O prato do dia foi peixe, aliás, delicioso. Saboreei com gosto a tainha. Vejam a quantidade de tainhas assadas para esse evento.


E antes desta degustação, caminhei pela praça da cidade. E cidade pequena é sempre aconchegante. A igreja no centro da praça, árvores belas e casas com flores diversas nos seus jardins. E sabe mais o que tinha? Orquídeas fixadas nos troncos das arvores das calçadas. Imagine se não fui até elas!
Caminhei e vi um pé de manacá da serra. MARAVILHOSO! Repleto de flores.

E em frente a casa, havia um sombrite, com muitas orquídeas em vasos, conforme se observa na imagem a seguir.

Eu não resisti. Estava com minha cunhada, Clarice e perguntamos para um senhor da casa ao lado se tinha alguém naquela casa. Ele disse que sim e iria chamar a sua mãe. Puxa vida! Tudo entre família!
E de lá de dentro saiu uma senhora, muito simpática chamada “Aparecida”. Ela nos atendeu com carinho e falei da paixão que tenho por orquídeas, pelas plantas, árvores e natureza como um todo.
Dona Aparecida abriu o pequeno portão e nos deixou entrar para ver suas preciosidades. Tirei fotos de muitas orquídeas e compartilho algumas com vocês.




Foi uma sessão de terapia. Por que digo isso?
Pois me senti livre, liberta e feliz observando os detalhes, entrando rapidamente no meu silêncio interior. E a paz reinou no local onde estava. Foi muito bom!
Dona Aparecida disse que ganhou todas as orquídeas dos filhos, netos e parentes. E por gostar muito delas, começou a cuidar.
Ela faz muda de manacá. E me ensinou. Disse que tira os pequenos galhos do tronco e planta numa terra adubada. E “vinga”. Essa expressão é muito usada por quem cuida de plantas. Vingar significa que deu certo, que a muda “pegou”.
Mauro foi até o local e se encantou com os pés de pimenta do reino. E acabou levando dois para casa. Vai plantar no sítio de um amigo, em Aguaí, também no estado de São Paulo.
Eu comprei um pezinho de manacá da serra. E vou plantar num grande vaso. Não fui bem recepcionada por Mauro quanto a essa minha idéia, mas vou tentar. Dona Aparecida tem um pé de Manacá no vaso e está lindo.  Vou tentar. E publicarei passo a passo aqui no blog.
E fica aqui uma dica interessante para quem deseja passar algumas horas tranquilas, numa cidade do interior paulista.




Beijos
Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.