quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Bruna visitou o Jardim Botânico – Rio de Janeiro

Jardim Botânico - RJ

“Com a ameaça de invasão das tropas napoleônicas em Portugal, a família real portuguesa mudou-se par o Brasil em 1808. Para garantir a defesa da cidade do Rio de Janeiro, D. João VI desapropriou o engenho de cana-de-açúcar da lagoa Rodrigo de Freitas para a construção de uma fábrica de pólvora.
A fábrica de pólvora funcionou até o ano de 1831, sendo transferida para Petrópolis. Junto com a construção da fábrica de pólvora, foi criado um jardim de aclimação para cultivar e adaptar plantas e especiarias do Oriente.
O jardim passou a ser chamado de Horto Real, onde foram aclimatadas várias espécies exóticas ao bioma brasileiro como a mangueira, jaqueira e o abacateiro, por exemplo, vindas as Ásia, América Central e México. A palmeira real, assim conhecida por ter sido plantada por D. João, tem o nome científico de “Roystonea Oleracea”, originária da América Central e Antilhas.
O Jardim Botânico passou a ser aberto à visitação em 1822, onde grandes nomes trabalharam como Frei Leandro, Serpa Brandão, João Barbosa Rodrigues, Pacheco Leão, entre outros. Com a chegada dos bondes na cidade do Rio de Janeiro, o acesso ao bairro do Jardim Botânico torna-se mais intenso a partir de 1871.
Atualmente é um dos principais pontos turísticos da cidade maravilhosa, situado numa das áreas mais valorizadas pelo mercado imobiliário”
E minha amiga Bruna, fez a visitação e tirou essas fotos MARAVILHOSAS, do Orquidário do Jardim Botânico. E o mais lindo.... Compartilhou com o nosso espaço floral!
Contemplem....
                                        Amiga Bruna, no Orquidário do Jardim Botânico - RJ








O parque está aberto aos visitantes de segunda a domingo, durante todos os dias do ano, excetuando-se 25 de dezembro, 1 de janeiro e momentos específicos de horários adotados pela Presidência do Instituto. O horário normal de visitação é das 8h às 17h, com prorrogação de uma hora para o fechamento das bilheterias no período de horário de verão. Para mais informações, ligue para o Centro de Visitantes - Telefone: +55 (21) 3874-1808 / 3874-1214
Fonte de pesquisa: Disponível em:http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/jardim-botanico-do-rio-de-janeiro/ Acesso em: 18 outubro 2012. Adaptado.
Abraços,
Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.