quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Plantas entre as pedras
Uma das coisas que acho incrível é ver as plantas entre as pedras. Fica uma incrível ornamentação que relaciona o rústico das pedras e a vida das plantas.
Pedras são também algo que admiro. Tenho algumas amostras em casa e faço a coleção que está nas bancas de jornal “Tesouros da Terra – minerais e pedras preciosas”. São amostras sensacionais de pedras do mundo todo.
E por observar essa maravilha, contemplo também à vegetação que faz parte deste cenário.
No sitio dos nossos amigos, em Pedreira SP, vejo que Ivanira gosta demais de aproveitar os diferentes espaços para cultivar suas plantas. Veja que formidável a mistura de pedras e plantas rústicas neste trabalho de jardinagem, feitas pelas mãos desta querida amiga.
Ivanira fez uma mistura de cactos, que são plantas ornamentais. Na família botânica representada pelos cactos, há em média 84 gêneros e 1400 espécies nativas das Américas. São adaptadas a ambientes extremamente quentes e áridos, por isso se dão tão bem na região de Pedreira SP, devido ao solo. A capacidade de conservar água é algo interessante nesta espécie. Suas folhas são de espinhos, uma de suas principais características.




Essa maravilhosa penca que caí nas pedras, num tom verde mais claro se chama Sedun Morganianum. Seus nomes populares são: rabo-de-burro, cauda-de-burro, bananinhas, dedinho de moça, arro-de-rato ou rabo-de-cavalo. Pertence a família Crassulaceae, com oriegem da América do Norte, de vida perene. Também vive muito bem entre as pedras.






A suculenta echeveria ou rosa de pedra, da família Crassulaceae. Ela também gosta muito de viver em pedras. Assemelha-se a uma rosa, por isso o seu nome. Floresce nos meses mais quentes do ano. Sua origem é do México.
As fotos, a seguir, foram tiradas dos vasos durante o passeio no sitio da minha amiga Ocyara, em Mirinqui, próximo a Itu SP. São rosas de pedras. Há outras fotos lindas desse passeio, que falarei em outro momento.


Enfim...podemos cultivar plantas em vários ambientes, nas diferentes formas, a partir do momento que as conhecemos. As plantas necessitam de cuidados, e quando estão no seu habitat, não sofrem tanto stress. Cabe a cada cultivador ou apreciador, cuidar com total carinho e atenção. Pelas folhas, pelos frutos e pela aparência, sabemos o quanto estão felizes ou o quanto estão sofrendo.

Abraços,
Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.