segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Manhã  de domingo no Parque Ecológico – Campinas- SP
O domingo despertou lindo, com o sol quente e céu azul. Convidativo para um passeio no Parque Ecológico de Campinas.

Conforme eu havia planejado, fui à reunião da ABO.

O espaço que a equipe possui no Parque Ecológico é organizado e pude ver os   detalhes de tudo o que havia lido no livro do Dr. Darly  Machado, presidente da Associação Brasileira de Orquidólogos (ABO).




Leonice Preto, bióloga, foi uma maravilhosa anfitriã e me recebeu com carinho e atenção, onde explicou e mostrou a reprodução in vitro das orquídeas. Mostrou também os equipamentos, falou do seu orquidário, dos cuidados básicos para evitar contaminações, esterilização dos materiais usados com as plantas
Hebe, integrante da equipe, também foi atenciosa e falou das suas plantas e mostrou as mudas, presentes no laboratório, falando de cada fase em que se encontra.
Enfim, a equipe está totalmente voltada para o trabalho de excelência de difundir as boas práticas de orquidofilia. Eu fiquei emocionada em ver tanta dedicação, amor e sabedoria neste espaço.
Nesta manhã não tive a oportunidade de conhecer o professor Darly pessoalmente, que estava em casa, recuperando-se de uma forte gripe. Mas não faltará oportunidade. Sinto-me interada ao grupo.
Aprendi que para dividir as partes das orquídeas, o vaso deve ser colocado embaixo da torneira aberta, de forma que a água caia nas raízes e as desprendam, soltando-as quase que naturalmente e as mesmas não sintam a agressão desta ruptura. Leonice, com o auxílio de uma faca, desprendeu delicadamente as raízes e dividiu a planta, deixando pelo menos três bulbos em cada parte. Essas partes que neste domingo, foram fixadas nos troncos das árvores do parque.




Presenciei também a entrega do livro do Sr. Lee Tseng Seng Gerald, da Universidade Federal de São Carlos, pelas mãos de sua filha. O livro se chama “Biofábrica de plantas – Produção Industrial de Plantas in Vitro”.
E para fechar a manhã de domingo, fui convidada para fixar uma muda de orquídea em uma árvore do Parque Ecológico. Fui agraciada pela atenção de todos os presentes. E com coragem (tenho medo de altura) e muito amor, prendi a orquídea, que foi reproduzida no laboratório, no forte e belo tronco.


No local, são vendidos os produtos que muito auxiliam as pessoas que cultivam orquídeas a mantê-las fortes, felizes e repletas de energia.
Há também uma miniexposição de orquídeas que enche os olhos de beleza e revigoramento.







Fica neste espaço floral o convite para as pessoas interessadas em aprender cada vez mais e ainda conhecer uma equipe dedicada e apaixonada pela natureza como um todo.
E meus agradecimentos para Dr. Darly, Leonice e Hebe.
Forte abraço,
Simone

Um comentário:

  1. Bom dia!
    Gostaria de saber se vocês vendem mudas de orquídeas in-vitro pré-aclimatação ou já aclimatada em Seedlings aclimatados.
    Obrigado walber
    walberamaralaued@hotmail.com

    ResponderExcluir


Ola, em breve publicarei seu comentário.