terça-feira, 2 de outubro de 2012

O pé de goiaba de 40 anos
Como eu amo estar no quintal da casa dos meus pais. Vivi toda a minha infância neste espaço e as lembranças são gostosas, quando volto no tempo. Uma dessas lembranças se remete ao pé de goiaba. Não me lembro de quando ele foi plantado. Mas sei que meu pai plantou há um pouco mais de 40 anos.






Não sou uma pessoa de viver do passado. Mas dele, guardo apenas as coisas boas e as mais difíceis servem de experiência na minha vida! A faculdade da vida, que tudo ensina e que tudo mostra. E nas brincadeiras de infância fui muito feliz! Gostava de brincar de boneca e casinha. E a sombra da goiabeira era nossa alegria, no quintal.
As goiabas são vermelhas e deliciosas. Muitos doces e geleias saboreei, vindos da fruta deste pé.
Alguns dias atrás eu estava no quintal observando o pé. Ele está com o tronco grosso e forte. As cascas que se prendem são graúdas. As folhas fortes e os frutos, doces e abundantes, na época de amadurecimento. Os pássaros amam ficar nos galhos e os pequenos “bem-te-vi” fazem a festa, bebendo a água doce que minha mãe coloca nos recipientes entre os galhos. E lembrei-me dos bons momentos vividos embaixo dele.
No seu tronco as orquídeas não fixam suas raízes, por ser muito liso. As cascas da goiabeira se soltam e com isso pode haver rompimento das raízes da planta. Importante não fixar orquídeas nos troncos dos pés de goiaba.



Segue abaixo a ficha técnica.

Nome popular: goiabeira
Nome científico: Psidium guajava L
Família botânica: Myrtaceae Origem: América Tropical

Abraços,
Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.