segunda-feira, 1 de outubro de 2012


Ipê amarelo

Quando pego a estrada, além dos cuidados que tenho que ter como motorista, observo os detalhes da vegetação por onde passo. E se não estou dirigindo, fica mais apurada essa minha observação. É muito bom! Aprendo demais!
Nesta época do ano é muito comum contemplar os lindos ipês que ainda estão floridos.
No Vale do Ribeira, eles estão exuberantes. Estão exalando sua beleza na cor amarela.
Há também os roxos e brancos. Um festival de graça e perfeição.
O ipê amarelo é a árvore brasileira mais conhecida. A espécie Tabeluia alba, que é nativa do Brasil. O gênero Tabeluia que possui Ipê Amarelo, como nome popular. O nome alba, provém de albus (branco em latim). É devido ao tomento branco dos ramos e folhas novas.
Essas árvores embelezam algumas ruas das grandes cidades no final do inverno.

Sua floração inicia-se no final de agosto, podendo ocorrer alguma variação devido aos fenômenos climáticos. Como a espécie floresce no final do inverno é influenciada pela intensidade do mesmo. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê amarelo. Gosta de campo aberto e sol direto.
Suas flores atraem as abelhas e pássaros, principalmente os beija-flores, que são respeitáveis agentes polinizadores. As sementes, como sabemos, são dispersas pelo vento.
Uma informação interessante: a planta é hermafrodita e frutifica nos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, dependendo da sua localização. Em cultivo, a espécie inicia o processo reprodutivo após o terceiro ano.
As fotos  foram tiradas pela grande amiga Ocyara. São árvores que estão embelezando as ruas da cidade de Osasco.
E o mais belo ainda... é ver pessoas tão importantes dividir essas preciosidades comigo. É ver algo da natureza e pensar na Simone... Não é abençoado?
Taxonomia
Família: Bignoniaceae
Espécie: Tabebuia Alba (Chamiso) Sandwith
Sinonímia botânica: Handroanthus albus (Chamiso) Mattos; Tecoma alba Chamisso
Outros nomes vulgares: ipê-amarelo, ipê, aipê, ipê-branco, ipê-mamono, ipê-mandioca, ipê-ouro, ipê-pardo, ipê-vacariano, ipê-tabaco, ipê-do-cerrado, ipê-dourado, ipê-da-serra, ipezeiro, pau-d’arco-amarelo, taipoca.
abraços,
Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Ola, em breve publicarei seu comentário.